PASSAT ALEMÃO FÓRUM CLUBE BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

3 participantes

Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Admin Sáb Mar 23, 2013 12:34 pm

Galera, compartilho mais uma dica que muitas vezes leva os proprietários a gastar uma fortuna sem resolver o problema, até porque acaba sendo difícil de identificar até mesmo pelas oficinas a origem do famigerado barulho tec tec tec que lembra uma máquina de costura bem alto, barulho metálico que enche o raio do saco ! e para quando subimos a rotação do motor. Muita gente apanha nisso, e confunde este problema com tantos outros (mecânicos então não consegui 1 que conseguisse diagnosticar, mas ok até os gringos apanham nessa) Vejam neste video na parte 0:51 o barulho e comparem se for seu caso:


O problema esta numa peça chamada Tensionador da Corrente de Comando, ela fica na parte superior traseira do motor. Neste vídeo os caras mostram a dita peça seu funcionamento e dão umas risadas (bom humor é fundamental), a peça em questão tem uma espécie de sapata e fica debaixo da corrente:


A seguir neste outro vídeo mostra em parte o procedimento de troca, NOTA ! o ponto da corrente/catraca/tensionador precisa ser marcado ! (similar como em processos de troca da correia dentada) vejam o vídeo, e tenho certeza que esta dica será útil para a paciência e bolso de muitos, abraços ! :


Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4834
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Re: DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Pedro Lucas Sáb Ago 15, 2015 11:47 pm

Primeiramente, peço licença pelo espaço, pois não possuo um Passat, mas acho que o meu carro possui o problema citado no tópico. Meu carro é um Fiat 500 2012 Mexicano 40 mil Km rodados.

Sofro com esse barulho há um certo tempo, em baixa rotação ele fica bem acentuado, assim que a rotação aumenta ele "some". Levei em vários mecânicos, alguns condenaram meu motor...outro disse que é problema no motor, MAS pra saber precisaria abrir(colocou empecilhos). Questionei se seria o tensor, e me disseram: Não é, pois eu coloquei a câmera e um equipamento pra escutar e é dentro do motor.



EU acho que é o tensor, mas não tenho como discutir isso com um mecânico, pois não tenho base.

Eu arrisquei em fazer o que uma oficina recomendou, coloquei um óleo grosso e um aditivo pra suavizar o atrito no motor e perceber se o barulho iria diminuir, mas o barulho continua do mesmo jeito.

Situação hoje: 1- Quando o carro passa umas horas parado, assim que dou partida o barulho não inicia, só começo a escutar alguns minutos depois, como se o carro precisasse esquentar pra começar. 2- Quando eu ligo o ar, o barulho diminui, não imagino o motivo. 3- Foi testado alternador e compressor, ambos estão perfeitos. 4- Quando tira a correia o barulho para. 5- Comprei o carro semi novo há seis meses, desde que eu peguei o carro o barulho existe, mas não era tão audível, não sei se aumentou ou eu já estou ficando paranoico. 6- O carro está normal, com torque perfeito, o único problema é o barulho em baixa. 7- O barulho dentro da cabine, é grave, e passa vibração, de fora é agudo.

A única dúvida que tenho hoje é: Pq quando ele passa um tempo parado, ele não faz barulho assim que é dado partida? Não teria que fazer barulho sempre?

Peço desculpas pela intromissão, mas é o único local que eu achei algo parecido com o meu problema.

Abraços! Quem puder ajudar, fico muito grato!

Pedro Lucas

Mensagens : 1
Pontos : 3177
Data de inscrição : 15/08/2015

birinhadobanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Como saber se é tuchos batendo ou tensor da corrente?

Mensagem  Vargas Seg Out 05, 2015 9:18 pm

Olá estou com este problema na minha passat variante 1.8 20v adr porem estou confuso com o diagnostico
, segue situação atual:

Quando ligo primeira partida do dia escuto a batida de tucho que some em 2 ou 3 segundos porem quando o motor esquenta 90°c o barulho volta, um barulho igual a uma saveiro a diesel tec tec tec tec...... porem somente com o óleo quente antes disso o motor é silencioso.

eu acredita que era os tuchos mas agora estou na duvida . se alguém puder me ajudar agradeço.

Um grande abraço a todos!!

Vargas

Mensagens : 3
Pontos : 3165
Data de inscrição : 01/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Re: DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Admin Ter Out 06, 2015 9:27 am

Vargas escreveu:Olá estou com este problema na minha passat variante 1.8 20v adr porem estou confuso com o diagnostico
, segue situação atual:

Quando ligo primeira partida do dia escuto a batida de tucho que some em 2 ou 3 segundos porem quando o motor esquenta 90°c o barulho volta, um barulho igual a uma saveiro a diesel tec tec tec tec...... porem somente com o óleo quente antes disso o motor é silencioso.

eu acredita que era os tuchos mas agora estou na duvida . se alguém puder me ajudar agradeço.

Um grande abraço a todos!!

Olá Vargas, dizem que quando o barulho é referente a tuchos ele é constante, e não intermitente. Sinceramente não tenho certeza quanto à isso. Eu particularmente acho até que os tuchos também podem apresentar falha intermitente. Um diagnóstico quem sabe mais próximo talvez você consiga com algum mecânico que use estetoscópio para descobrir com maior precisão de onde vem o barulho. Sinceramente pelas experiências que tive, fica difícil dar certeza de onde realmente vem já que estas peças, tuchos e tensionador, funcionam próximas.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4834
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Re: DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Admin Ter Out 06, 2015 9:40 am

Pedro Lucas escreveu:Primeiramente, peço licença pelo espaço, pois não possuo um Passat, mas acho que o meu carro possui o problema citado no tópico. Meu carro é um Fiat 500 2012 Mexicano 40 mil Km rodados.

Sofro com esse barulho há um certo tempo, em baixa rotação ele fica bem acentuado, assim que a rotação aumenta ele "some". Levei em vários mecânicos, alguns condenaram meu motor...outro disse que é problema no motor, MAS pra saber precisaria abrir(colocou empecilhos). Questionei se seria o tensor, e me disseram: Não é, pois eu coloquei a câmera e um equipamento pra escutar e é dentro do motor.



EU acho que é o tensor, mas não tenho como discutir isso com um mecânico, pois não tenho base.

Eu arrisquei em fazer o que uma oficina recomendou, coloquei um óleo grosso e um aditivo pra suavizar o atrito no motor e perceber se o barulho iria diminuir, mas o barulho continua do mesmo jeito.

Situação hoje: 1- Quando o carro passa umas horas parado, assim que dou partida o barulho não inicia, só começo a escutar alguns minutos depois, como se o carro precisasse esquentar pra começar. 2- Quando eu ligo o ar, o barulho diminui, não imagino o motivo. 3- Foi testado alternador e compressor, ambos estão perfeitos. 4- Quando tira a correia o barulho para. 5- Comprei o carro semi novo há seis meses, desde que eu peguei o carro o barulho existe, mas não era tão audível, não sei se aumentou ou eu já estou ficando paranoico. 6- O carro está normal, com torque perfeito, o único problema é o barulho em baixa. 7- O barulho dentro da cabine, é grave, e passa vibração, de fora é agudo.

A única dúvida que tenho hoje é: Pq quando ele passa um tempo parado, ele não faz barulho assim que é dado partida? Não teria que fazer barulho sempre?

Peço desculpas pela intromissão, mas é o único local que eu achei algo parecido com o meu problema.

Abraços! Quem puder ajudar, fico muito grato!

Desculpe pela resposta tardia Pedro, e espero até que já tenha conseguido resolver o problema. Particularmente não conheço a mecânica do Fiat 500, mas no caso do Passat estes problemas em geral vem de um dos seguintes componentes ou de ambos: Tensor da correia de comando, e tuchos hidráulicos. Se seu carro também tiver estas peças, imagino que elas é que devem ser checadas. Lembrando que no caso do Passat, e penso que valha para todos, no caso de ser o tensionador o conselho é trocar tensionador, corrente, e junta. Sei que para os Passats existe à venda apenas os casquilhos do tensionador, mas ai há a necessidade de ter certeza de que este esta em ordem, um diagnóstico também não muito fácil, mas as vezes pode valer a tentativa e erro, vai de cada um. Abraços !
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4834
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

birinhadobanjo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Re: DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Vargas Ter Out 06, 2015 10:36 pm

Olá muito obrigado pela ajuda, os vídeos postados são ótimos. como vou ter que abrir o cabeçote e os tuchos estão batendo na primeira partida vou trocar o tensor da corrente e os tuchos tbm.

Abraço.

Vargas

Mensagens : 3
Pontos : 3165
Data de inscrição : 01/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Re: DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Admin Qua Out 07, 2015 11:06 am

Vargas escreveu:Olá muito obrigado pela ajuda, os vídeos postados são ótimos. como vou ter que abrir o cabeçote e os tuchos estão batendo na primeira partida vou trocar o tensor da corrente e os tuchos tbm.

Abraço.

Por nada Vargas, as vezes a melhor alternativa é fazer isso mesmo, assim pelo menos vai economizar na mão de obra. Depois conte pra gente como ficou o serviço e se resolveu o problema. Abraços !
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4834
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é. Empty Re: DICA: Motor com barulho alto de máquina de costura tec tec tec - parece tucho mas não é.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos