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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Admin Qui Jun 23, 2011 11:14 pm

Aproveitando este fórum para fazer o que se presta a fazer, que é compartilhar idéias e informações, vou relatar uma situação recente que vivi que tenho certeza, será útil para muitos. Bom a pouco tempo percebi um barulho estranho vindo do motor do carro, era o famoso barulho de tuchos, caracterizado pelo som muito semelhante ao de uma máquina de costura (hoje eu sei que era isso). Quando tais barulhos aparecem, ficamos com cabeça de mulher rs, ou seja imaginamos mil e uma coisas (eu até pensei que o motor do meu carro estivesse batendo kkkk).

Mas o fato é que o barulho ia e vinha, e fui adiando até por que cada mecânico que consultava me dizia uma coisa. Um me disse que era a correia dentada, que o barulho vinha dos componentes e tal, e como já estava na hora de trocar mesmo, comprei a idéia. E quem tem o Passat sabe, é caro o tal kit. Bem, comprei o kit completo, encostei numa oficina especializada, onde o serviço foi muito bem feito. Mas logo veio a tristeza, era só o carro aquecer que vinha o barulho, e o pior começou a ficar mais alto e o carro perdia potência no alto giro. Antes meu mecânico havia me informado que o último barulho restante vinha do tensionador do alternador já que o Passat tem um motor muito silencioso.

O fato é que ele não havia testado o carro com o motor quente, e uma simples troca de correia dentada não exige isso mesmo, mas quando cheguei lá com a tal peça e o carro quente, ele se assustou, e perguntou: "Era esse o barulho ?" bom, ai tudo mudou de conversa, e ele apontou são os tuchos, um ou outro pode estar comprometido ou sujo. Diagnóstico: abrir o motor limpar a borra, tuchos, etc fechar, se não parasse substituir os tuchos. Eu pensei logo, hum se é pra abrir vou é trocar logo os mesmos.

A IDÉIA DO FLUSHING: Já que a questão envolvia lubrificação, sujeira, borra. Pensei e o tal flushing ? tá ai um assunto polêmico pelo menos no Brasil. Como sempre pesquiso e muito tudo que venho a fazer, com o flushing não foi diferente. E conclui apesar do meu carro já ter atingido os 100.000 Km e pelo que li muitos não recomendam, vi que isto não tem muito a ver. O que importa mesmo é o estado do carro, e se ele foi e tem sido bem tratado, trocas de óleo em dia, óleo bom, etc. que é o meu caso. E de certa forma não tinha nada a perder, já que tinha recebido o diagnóstico de meu mecânico para abrir o motor do carro pra limpeza (coisa eu eu confesso não me agradei), pois a última coisa eu penso em fazer é abrir aquela "caixa selada" rs mesmo que só uma parte.

FLUSH DAY, O PROCESSO: Resolvi encarar a idéia e fazer o tal flushing. Usei o da marca STP que é importado, qualidade comprovada e pelo que vi até em outros fóruns, proprietários de Mercedes e outros carros top tinham experimentado com ótimos resultados. O processo funciona assim, quando da troca de óleo adiciona-se o produto ao óleo velho e deixa-se o carro funcionando parado por 15 min. Que é o tempo do produto agir. Após este tempo escoa-se todo o óleo velho pelo cárter. Um detalhe no meu caso, comprei uma garrafa de óleo a mais para que após escorrer todo o óleo velho ainda despeja-se pelo menos meio litro de óleo limpo e visse-o escorrer limpo. Dessa forma eu teria certeza de não ficar nenhum resíduo do produto e de que todo o óleo sujo houvesse saído. Preciso dizer que é impressionante a eficácia do produto, pois o óleo sai realmente muito sujo, ao esfrega-lo nos dedos senti como que uns granulos parecidos com areia, era a borra. Coisa que não sai, nem aparece mesmo quando fazemos as trocas regulares de óleo. De resto, a troca do filtro de óleo neste processo é OBRIGATÓRIA, e procede-se a colocação do óleo limpo e etc.

O SUSPENSE. VAMOS LIGAR O MOTOR ?: Terminado o processo, veio a hora de ligar o motor para circular o óleo novo, como durante o processo de limpeza nenhum dos problemas que falam por ai aconteceu, fiquei ansioso para saber se a coisa tinha funcionado. Dei a partida e o barulho estava lá e o pior alto e seco, MAS... calma isso foi só nos primeiros segundos e logo o barulho foi sumindo, sumindo até que DESAPARECEU COMPLETAMENTE ! foi uma alegria ver o motor funcionando de forma tão silenciosa, suave e ritmada, sem oscilações.

Percebi que na verdade o barulho do primeiro instante era o do óleo novo preenchendo os tuchos, válvulas enfim toda a partes móveis do motor que precisam dessa lubrificação. E provavelmente um resto mínimo de sujeira retida nas partes e que depois da partida, pela circulação do óleo ficaram retidas no filtro novo. O PROCESSO FOI UM SUCESSO !, o barulho desapareceu por completo (o motor esta tão silencioso, que o barulho do ar condicionado do carro dentro da cabine é mais alto que ele, e falo sério !). Reparei também que o carro melhorou consistentemente o desempenho, a tecnologia embarcada no Passat é algo que impressiona, você percebe que todo o conjunto eletrônico e mecânico se adapta a nova situação, o carro esta muito mais solto, voando fácil. E como passou a funcionar melhor, o consumo REDUZIU ! meu carro que faz 8Km/Lt na cidade, o que já é uma marca excelente, esta fazendo quase 9Km/Lt, e isso abastecido com álcool e gasolina na proporção de 50% de cada.

CONCLUSÕES FINAIS SOBRE O FLUSHING: APROVO E RECOMENDO ! Se você sabe qual é o histórico de seu carro, cuida bem dele, não há o que temer, o flush nada mais é que TECNOLOGIA, coisa de primeiro mundo, usado lá fora tranquilamente, pra resolver um problema que antigamente seria uma dor de cabeça e no bolso, além do tempo do carro parado (já imaginaram quanto economizei ?). Mas chega aqui no Brasil, pelo que vi criam-se lendas, ou seria medo do novo ?, talvez mecânicos imaginando perder espaço e dinheiro para uma solução tão simples, barata e eficaz (paguei R$ 35,00 na lata do produto) que corrigiu meu problema e evitou a abertura de parte do motor do meu carro. Quando falo das lendas sobre isso, é por que nas pesquisas que fiz, e dos fóruns e matérias que li, inclusive em sites gringos e do fabricante do produto, quando via alguém falando mal, nunca era alguém que tinha se dado mal por usar, em geral era alguém que tinha um primo do amigo do colega do vizinho, que tinha ouvido falar, e tal. Agora nas experiências positivas, estas eram concretas com depoimentos de quem fez, assim como eu aqui. Logo amigos, fica a dica, se isso fosse assim algo tão problemático as empresas nem teriam lançado este produto no mercado, ou então já o teriam tirado de circulação. Abraços. Very Happy
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Mensagem  Palozo Ter Fev 28, 2012 11:58 am

Então ao ligar o carro de manhã o que acontece

O barulho de tucho volta e a medida que o motor esquenta vai sumindo?

O barulho sumiu de vez mesmo com o motor fio?

Palozo

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Mensagem  Admin Ter Fev 28, 2012 11:28 pm

Palozo escreveu:Então ao ligar o carro de manhã o que acontece

O barulho de tucho volta e a medida que o motor esquenta vai sumindo?

O barulho sumiu de vez mesmo com o motor fio?
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Pois é meu amigo Palozo, ao ligar o carro pela manhã (e isso é comum em muitos) a um certo barulho de atrito metálico sim que podem ser os tuchos, isso por que o óleo ainda não atingiu todas as partes móveis do motor, mas em funcionamento normal este barulho logo some por conta da lubrificação das partes, e dai pra frente não há mais barulho. Agora se mesmo com o motor quente o barulho voltar, ou for intermitente, não só podem ser os tuchos, assim como outros items mais isso dependeria de boa avaliação mecânica, como também pode ser uma outra coisa simples, que seria uma falha na bomba de óleo. Logo este também seria um item a se checar se esta ok se sem variações já que estaria sendo responsável também pela má lubrificação do motor. Um abraço ! Wink
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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Barulho e tipo de motor

Mensagem  rtsurfer Qua Mar 21, 2012 9:27 pm

Qual o Passat que você faz referência sobre o barulho?
Tenho um Passat 2007 turbo FSi que acabei de comprar, com 57000Km, e gostaria de deixá-lo zerado e em dia. Até tinha pensado em colocar tal produto para eliminar eventuais borras, já que o único dono anterior não utilizava o carro para viajar e aparentava não submeter o carro a grandes rotações.
Você acha que vale a pena?
Abs
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Mensagem  Admin Qui Mar 22, 2012 1:40 am

rtsurfer escreveu:Qual o Passat que você faz referência sobre o barulho?
Tenho um Passat 2007 turbo FSi que acabei de comprar, com 57000Km, e gostaria de deixá-lo zerado e em dia. Até tinha pensado em colocar tal produto para eliminar eventuais borras, já que o único dono anterior não utilizava o carro para viajar e aparentava não submeter o carro a grandes rotações.
Você acha que vale a pena?
Abs
Raphael

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Raphael, é o seguinte, se o seu carro sempre foi bem cuidado, trocas em dia, óleo sintético, etc. ele praticamente não terá borra alguma, logo não terá nada pra limpar. No caso do meu, um Passat 99/00, estamos falando de um carro com mais de 10 anos de uso e que mesmo sendo bem cuidado, a ação natural do tempo e da gasolina brasileira rsrs criou sujeiras (borra) que geraram o barulho incomodo, que o seu nem deve apresentar, logo seria desnecessário. Mas se mesmo assim só quer fazer uma preventiva, siga as dicas do tópico que não terá erro. Ah, e após o processo de flushing faça a próxima troca de óleo um pouco mais cedo que o habitual, pois no meu caso pude perceber que o óleo novo ficou escuro mais cedo, provavelmente por que continuou recebendo a sujeira que não tinha se desprendido de imediato, mas que uma vez enfraquecida pelo flushing foi se soltando com o uso normal do carro. Abraços e boa sorte com o carrão, bela aquisição.
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Mensagem  rtsurfer Qui Mar 22, 2012 10:00 am

Admin escreveu:
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Raphael, é o seguinte, se o seu carro sempre foi bem cuidado, trocas em dia, óleo sintético, etc. ele praticamente não terá borra alguma, logo não terá nada pra limpar. No caso do meu, um Passat 99/00, estamos falando de um carro com mais de 10 anos de uso e que mesmo sendo bem cuidado, a ação natural do tempo e da gasolina brasileira rsrs criou sujeiras (borra) que geraram o barulho incomodo, que o seu nem deve apresentar, logo seria desnecessário. Mas se mesmo assim só quer fazer uma preventiva, siga as dicas do tópico que não terá erro. Ah, e após o processo de flushing faça a próxima troca de óleo um pouco mais cedo que o habitual, pois no meu caso pude perceber que o óleo novo ficou escuro mais cedo, provavelmente por que continuou recebendo a sujeira que não tinha se desprendido de imediato, mas que uma vez enfraquecida pelo flushing foi se soltando com o uso normal do carro. Abraços e boa sorte com o carrão, bela aquisição.

Veleu pela dica, vou pegar uma opinião do mecânico de minha confiança - caso contrário vou esperar chegar mais próximo aos 100K Km.

Vlw e abs.

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Mensagem  SILVIO_VR6 Qua Abr 25, 2012 11:38 pm

Olha, eu já tenho uma opinião distinta. No caso de tuchos batendo, motor sujo por contaminação de gasolina, carbonização e etc não existe flushing que faça milagre. Muito provavelmente o produto minimize os efeitos negativos da gasolina no motor, mas por outro lado, este produto tem na sua composição química querosene, que é um poderoso diluidor de óleo, e quando em contato com borrachas e similares, provocam o ressecamento das mesmas, ou seja, além de atacar a borra, ataca retentores de valvulas, de comando e etc, Além do mais, durante a utilização do produto, há o risco de sujeiras que se desprenderam do motor acabarem no pescador de óleo da bomba, uma vez que, mesmo efetuando a troca de óleo, resquicios de sujeira ainda ficam nos cantos do carter. Ou seja, o que era pra ser uma solução acaba virando um problema. Eu tive um Passat VR6 que comprei com 76 mil km, e desde então apresentava barulhos cronicos de tucho, mas não era por sujeira ou borra de oleo, era outro caso, mas enfim, tirei o cabeçote, dei um banho quimico na peça, descarbonizei pistões, fiz limpeza de carter, bomba de oleo e tudo que tinha direito.. O motor ficou um brinco, totalmente zerado. O motor não tinha borra de óleo e nem exesso de carvão nas valvulas, mas o que eu quero dize é que, apesar do custo, é muito mais garantido tirar cabeçote e carter efetuando a limpeza manualmente, pois qualquer produto que seja adicionado ao oleo para remover borra será um produto abrasivo, que servirá apenas para minimizar o problema. E esclarecendo outro detalhe, oleo mineral não causa borra, o que causa borra é oxidação do lubrificante devido ao envelhecimento do mesmo, ou seja, o uso prolongado dentro do motor. A questão é que oléo de base sintetica tem mais resistencia a oxidação, o que permite um uso mais prolongado do lubrificante, esticando as trocas de oleo. Oleo sintetico, semi sintetico e mineral, se utilizados de forma incorreta e fora do prazo correto de troca ocasionará borra. Esse mito que oléo sintético não forma borra é mito. Existem outras causas, tais como combustivel adulterado, aditivos suplementares aos que ja existem no óleo podem contribuir também para o surgimento de borra de oleo.

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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Admin Qui Jun 28, 2012 12:50 am

SILVIO_VR6 escreveu:Olha, eu já tenho uma opinião distinta. No caso de tuchos batendo, motor sujo por contaminação de gasolina, carbonização e etc não existe flushing que faça milagre. Muito provavelmente o produto minimize os efeitos negativos da gasolina no motor, mas por outro lado, este produto tem na sua composição química querosene, que é um poderoso diluidor de óleo, e quando em contato com borrachas e similares, provocam o ressecamento das mesmas, ou seja, além de atacar a borra, ataca retentores de valvulas, de comando e etc, Além do mais, durante a utilização do produto, há o risco de sujeiras que se desprenderam do motor acabarem no pescador de óleo da bomba, uma vez que, mesmo efetuando a troca de óleo, resquicios de sujeira ainda ficam nos cantos do carter. Ou seja, o que era pra ser uma solução acaba virando um problema. Eu tive um Passat VR6 que comprei com 76 mil km, e desde então apresentava barulhos cronicos de tucho, mas não era por sujeira ou borra de oleo, era outro caso, mas enfim, tirei o cabeçote, dei um banho quimico na peça, descarbonizei pistões, fiz limpeza de carter, bomba de oleo e tudo que tinha direito.. O motor ficou um brinco, totalmente zerado. O motor não tinha borra de óleo e nem exesso de carvão nas valvulas, mas o que eu quero dize é que, apesar do custo, é muito mais garantido tirar cabeçote e carter efetuando a limpeza manualmente, pois qualquer produto que seja adicionado ao oleo para remover borra será um produto abrasivo, que servirá apenas para minimizar o problema. E esclarecendo outro detalhe, oleo mineral não causa borra, o que causa borra é oxidação do lubrificante devido ao envelhecimento do mesmo, ou seja, o uso prolongado dentro do motor. A questão é que oléo de base sintetica tem mais resistencia a oxidação, o que permite um uso mais prolongado do lubrificante, esticando as trocas de oleo. Oleo sintetico, semi sintetico e mineral, se utilizados de forma incorreta e fora do prazo correto de troca ocasionará borra. Esse mito que oléo sintético não forma borra é mito. Existem outras causas, tais como combustivel adulterado, aditivos suplementares aos que ja existem no óleo podem contribuir também para o surgimento de borra de oleo.

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Como somos um fórum a opiniões variam mesmo, e sobre um assunto como este já era esperado. E quanto mais respostas elaboradas tivermos, melhor será o conteúdo do nosso fórum. Bem, sobre suas colocações Silvio resolvi fazer mais um flush (isso mesmo, eu fiz mas um ! na verdade já fiz até outros, mas fiz mais este e resolvi trazer a lata pra casa (STP Engine Flush) para ler melhor as informações do produto. Destaco alguns pontos, (e vou logo falando, não represento este produto, mas é o unico que uso/confio):

1- Justo um ponto que você colocou como perigo, que seria o desprendimento de resíduos, borras, etc é justamente ao contrário do que diz, uma das indicações do fabricante para o uso do produto, o mesmo diz assim: "...neutraliza ácidos, dissolve e remove depósitos de borras, vernizes e gomas resultantes do trabalho dos lubrificantes no motor". E ainda ressalva, que é para prevenir estes itens que podem vir a entupir dutos do motor.
2- Quanto a atacar componentes, a embalagem diz: "Contém aditivo anti desgastante: proteção ativa para o sistema durante a limpeza.
3- O fabricante recomenda que se use a cada troca de óleo, (sinceramente eu acho que não precisa tanto). Mas de qualquer forma mostra ao meu ver, que o produto cuja formula é americana, tem sua formula bem elaborada diante de tal recomendação.

Enfim, ficam ai minhas ressalvas, ainda que depois de tanto tempo. A opinião do Silvio também é valida, pois enriquece o debate afinal cada caso é um caso. Mas acho que nós brasileiros gostamos muito de mitos e lendas, eu prefiro fatos. E fato é que este "aditivo" nada mais é do que t e c n o l o g i a. Tecnologia esta que os gringos fazem uso e se beneficiam sem tro-ló-ló e nós pelo que vejo, criamos lendas e causos. A minha realidade é que não tive problema algum e já fiz algumas vezes. Também andei lendo um fórum de uma galera da Mercedes (classe A) e lá os caras pintam e bordam o Flush, rs. Fica a dica, um abraço galera !
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Mensagem  Diego MArtins Sáb Jul 21, 2012 3:21 pm

Boa Tarde, estava com duvidas e estive pesquisando quando achei esse forum, bom sou novo aqui e tbm na idade com apenas 22 anos, kkkk, o meu problema foi o seguinte, no começo do ano comprei um passat 99/00 2.8 v6 onde nao sabia os cuidados que o dono tinha com o carro, pois bem ao longo do tempo uma sucessões de fatos ocorrerão ate uma queda que tive com ele num buraco onde acasionou o rachamanto do carter e todo o oleo se foi pela rachadura, desde entao ele nunca mais foi o mesmo, sempre com o pé atras sobre suas manutencões levei ele no mecanico onde o mesmo contatou que tinha problemas nos tuchos, bom perguntei pra ele qual seria a solução para isso, ele disse - abrir, limpar, trocar os tuchos e consecuente o que mais precisar -, andei pesquisando na internet sobre o que poderia ocasionar e qual seria a solução. Pois bem vi alguns videos desse tal de Flush e receio que fiquei com o pé atras e o mesmo nao fiz, entrei em contato com o mecanico para entao fazermos o que precisava ser feito, pois bem, motor aberto (tenho ate fotos), existia muita borra nas laterais do bloco onde o mecanico me informou que isso poderia ser ocasionado pelo uso de oleo mineral e depois sintetico e nao ter feito a limpeza do motor, ok. Duas semanas se passarao ate a entrega dos cabeçotes que forao mandados pra retifica e entao na coclusao da montagem, onde por volta de 6000 R fora gasto, montado e muito feliz pois estava zero e agora eu mais aliviado por agora sim saber como meu carro esta, veio outra bomba, o carro depois que esquentava ligava a luz do oleo no painel e ja na hora começava um barulhao de ferro batendo, enfim a bomba de oleo ja nao estava mais com presao, onde estou sem o carro ate hj faz uns 10 dias aguardando a mesma vir da alemanha, onde nassa manutenção, kkk, todas as peças inclusive os tuchos fora comprados originais pela consecionaria volks aqui perto.
Fiz meu cadastro hj pela tarde no forum e de cara entrei nesse topico ate pra conta minha historia pq sou muito apaixonado pelo meu PASSAT, e me deparei com o depoimento do Amin fazendo toda a exlpicação que por sinal ficou bem esclarecedora, que possivelmente venha a adotar nas proximas trocas de oleo.
Agradeço a todos, pois foi o unico lugar onde consegui ter respostas e enfim ter aprendido um pouco mais sobre o carro.
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Mensagem  Admin Sáb Jul 21, 2012 6:22 pm

Bem vindo Diego ao nosso fórum ! fico realmente feliz com cada pessoa que chega e o acha de alguma forma útil. Obrigado por compartilhar um pouco da sua história com o carro, e não duvide, compartilhar histórias do que passamos e como passamos com nossos Passats sempre será útil para o grupo. É assim mesmo que alimentamos este fórum, compartilhando não só duvidas e problemas mas principalmente as soluções encontradas. O PAFCB (PASSAT ALEMÃO FÓRUM CLUBE BRASIL) não tem dono, ele tem proprietários ! E somos todos nós ! abraços Very Happy


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Diego MArtins escreveu:
Boa Tarde, estava com duvidas e estive pesquisando quando achei esse forum, bom sou novo aqui e tbm na idade com apenas 22 anos, kkkk, o meu problema foi o seguinte, no começo do ano comprei um passat 99/00 2.8 v6 onde nao sabia os cuidados que o dono tinha com o carro, pois bem ao longo do tempo uma sucessões de fatos ocorrerão ate uma queda que tive com ele num buraco onde acasionou o rachamanto do carter e todo o oleo se foi pela rachadura, desde entao ele nunca mais foi o mesmo, sempre com o pé atras sobre suas manutencões levei ele no mecanico onde o mesmo contatou que tinha problemas nos tuchos, bom perguntei pra ele qual seria a solução para isso, ele disse - abrir, limpar, trocar os tuchos e consecuente o que mais precisar -, andei pesquisando na internet sobre o que poderia ocasionar e qual seria a solução. Pois bem vi alguns videos desse tal de Flush e receio que fiquei com o pé atras e o mesmo nao fiz, entrei em contato com o mecanico para entao fazermos o que precisava ser feito, pois bem, motor aberto (tenho ate fotos), existia muita borra nas laterais do bloco onde o mecanico me informou que isso poderia ser ocasionado pelo uso de oleo mineral e depois sintetico e nao ter feito a limpeza do motor, ok. Duas semanas se passarao ate a entrega dos cabeçotes que forao mandados pra retifica e entao na coclusao da montagem, onde por volta de 6000 R fora gasto, montado e muito feliz pois estava zero e agora eu mais aliviado por agora sim saber como meu carro esta, veio outra bomba, o carro depois que esquentava ligava a luz do oleo no painel e ja na hora começava um barulhao de ferro batendo, enfim a bomba de oleo ja nao estava mais com presao, onde estou sem o carro ate hj faz uns 10 dias aguardando a mesma vir da alemanha, onde nassa manutenção, kkk, todas as peças inclusive os tuchos fora comprados originais pela consecionaria volks aqui perto.
Fiz meu cadastro hj pela tarde no forum e de cara entrei nesse topico ate pra conta minha historia pq sou muito apaixonado pelo meu PASSAT, e me deparei com o depoimento do Amin fazendo toda a exlpicação que por sinal ficou bem esclarecedora, que possivelmente venha a adotar nas proximas trocas de oleo.
Agradeço a todos, pois foi o unico lugar onde consegui ter respostas e enfim ter aprendido um pouco mais sobre o carro.
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Mensagem  marcos hamdayne Seg Jul 23, 2012 10:45 pm

O meu passat alemao 2.8 v6 esta indicando no painel iniciar serviço imediato, motor bomba de oleo desligado. sensor oleo.

percebi que o mesmo nao esta sendo lubrificado a parte de cima do motor. e começou a fazer um barulho na parte de cima do motor. tipo bielo ou tuche batendo coisa minima, hoje eu usei o produto delimpesa do motor pra tira borra no motor rs porem nao deci o oleo ainda so vou decer amanha pois o carro esta parado pois vou tira o carte pra verificar se a bomba de oleo deu ruim. gostaria de saber se a bomba tem como compra somente um refil ? pois estou pensando em mandar ele pra retifica ..

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Mensagem  felipecortesia2012 Seg Jan 14, 2013 12:36 pm

o meu travou a parte de baixo e comprei a de um turbo fiz a retifica do cabeçote e troquei tudo no começo não fazia barulho algum agora quando esquenta faz esse barulho de maquina de costura oque será?

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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  guinobre Ter Fev 26, 2013 4:07 pm

Fiz o tal Flushing ontem (26/02/2013) no meu Passat Variant 1.8 20v turbo 98/99, pois a luz do óleo acendeu no painel quando fiz uma viagenzinha de 150km de ida e de volta e quando cheguei fui ao mecânico no dia seguinte, até arrisquei a vida do meu motor, daí ele me disse que era sujeira, resíduos de óleo velho no motor pelo carro ter 15 anos de uso ele falou que era normal e como meu carro era de embaixada ele rodava pouco o que ajudava ainda mais a criar borra no motor. Falei pra ele sobre o tal barulho quando eu o funcionava pela primeira vez no dia e ele falou logo, na lata, que era tucho e então falou para eu comprar os produtos para fazer o flush, mais óleo e filtro de óleo. O procedimento é o mesmo que vc falou, a unica diferença é que ele deixou o produto agir por mais tempo no motor do meu carro, durou cerca de 45mim, daí ele desceu o óleo velho misturado com o produto e colocou o novo mais o filtro, primeiramente ele deu a partida e o barulho ainda estava presente e aí ele falou pra deixar funcionando que iria normalizar, depois de uns 15min funcionando desliguei o motor e dei a partida novamente. BINGO ! O barulho sumiu e meu carro ficou bem mais silencioso. Agora a parte mais legal. Fui fazer o test drive na Bunduda, peguei vários retões, pois moro em Brasília e tem várias retas, e pra minha felicidade ela ficou mais potente, fazia as subidas suavemente de 5ª marcha, coisa que antes tinha que reduzir pra ela subir, eu ria por dentro. Se eu já gostava do meu carro agora eu o amo depois do flushing. EU FIZ E RECOMENDO e foi a primeira vez que fiz esse procedimento nela, na próxima troca de óleo farei novamente.

Admin escreveu:Aproveitando este fórum para fazer o que se presta a fazer, que é compartilhar idéias e informações, vou relatar uma situação recente que vivi que tenho certeza, será útil para muitos. Bom a pouco tempo percebi um barulho estranho vindo do motor do carro, era o famoso barulho de tuchos, caracterizado pelo som muito semelhante ao de uma máquina de costura (hoje eu sei que era isso). Quando tais barulhos aparecem, ficamos com cabeça de mulher rs, ou seja imaginamos mil e uma coisas (eu até pensei que o motor do meu carro estivesse batendo kkkk).

Mas o fato é que o barulho ia e vinha, e fui adiando até por que cada mecânico que consultava me dizia uma coisa. Um me disse que era a correia dentada, que o barulho vinha dos componentes e tal, e como já estava na hora de trocar mesmo, comprei a idéia. E quem tem o Passat sabe, é caro o tal kit. Bem, comprei o kit completo, encostei numa oficina especializada, onde o serviço foi muito bem feito. Mas logo veio a tristeza, era só o carro aquecer que vinha o barulho, e o pior começou a ficar mais alto e o carro perdia potência no alto giro. Antes meu mecânico havia me informado que o último barulho restante vinha do tensionador do alternador já que o Passat tem um motor muito silencioso.

O fato é que ele não havia testado o carro com o motor quente, e uma simples troca de correia dentada não exige isso mesmo, mas quando cheguei lá com a tal peça e o carro quente, ele se assustou, e perguntou: "Era esse o barulho ?" bom, ai tudo mudou de conversa, e ele apontou são os tuchos, um ou outro pode estar comprometido ou sujo. Diagnóstico: abrir o motor limpar a borra, tuchos, etc fechar, se não parasse substituir os tuchos. Eu pensei logo, hum se é pra abrir vou é trocar logo os mesmos.

A IDÉIA DO FLUSHING: Já que a questão envolvia lubrificação, sujeira, borra. Pensei e o tal flushing ? tá ai um assunto polêmico pelo menos no Brasil. Como sempre pesquiso e muito tudo que venho a fazer, com o flushing não foi diferente. E conclui apesar do meu carro já ter atingido os 100.000 Km e pelo que li muitos não recomendam, vi que isto não tem muito a ver. O que importa mesmo é o estado do carro, e se ele foi e tem sido bem tratado, trocas de óleo em dia, óleo bom, etc. que é o meu caso. E de certa forma não tinha nada a perder, já que tinha recebido o diagnóstico de meu mecânico para abrir o motor do carro pra limpeza (coisa eu eu confesso não me agradei), pois a última coisa eu penso em fazer é abrir aquela "caixa selada" rs mesmo que só uma parte.

FLUSH DAY, O PROCESSO: Resolvi encarar a idéia e fazer o tal flushing. Usei o da marca STP que é importado, qualidade comprovada e pelo que vi até em outros fóruns, proprietários de Mercedes e outros carros top tinham experimentado com ótimos resultados. O processo funciona assim, quando da troca de óleo adiciona-se o produto ao óleo velho e deixa-se o carro funcionando parado por 15 min. Que é o tempo do produto agir. Após este tempo escoa-se todo o óleo velho pelo cárter. Um detalhe no meu caso, comprei uma garrafa de óleo a mais para que após escorrer todo o óleo velho ainda despeja-se pelo menos meio litro de óleo limpo e visse-o escorrer limpo. Dessa forma eu teria certeza de não ficar nenhum resíduo do produto e de que todo o óleo sujo houvesse saído. Preciso dizer que é impressionante a eficácia do produto, pois o óleo sai realmente muito sujo, ao esfrega-lo nos dedos senti como que uns granulos parecidos com areia, era a borra. Coisa que não sai, nem aparece mesmo quando fazemos as trocas regulares de óleo. De resto, a troca do filtro de óleo neste processo é OBRIGATÓRIA, e procede-se a colocação do óleo limpo e etc.

O SUSPENSE. VAMOS LIGAR O MOTOR ?: Terminado o processo, veio a hora de ligar o motor para circular o óleo novo, como durante o processo de limpeza nenhum dos problemas que falam por ai aconteceu, fiquei ansioso para saber se a coisa tinha funcionado. Dei a partida e o barulho estava lá e o pior alto e seco, MAS... calma isso foi só nos primeiros segundos e logo o barulho foi sumindo, sumindo até que DESAPARECEU COMPLETAMENTE ! foi uma alegria ver o motor funcionando de forma tão silenciosa, suave e ritmada, sem oscilações.

Percebi que na verdade o barulho do primeiro instante era o do óleo novo preenchendo os tuchos, válvulas enfim toda a partes móveis do motor que precisam dessa lubrificação. E provavelmente um resto mínimo de sujeira retida nas partes e que depois da partida, pela circulação do óleo ficaram retidas no filtro novo. O PROCESSO FOI UM SUCESSO !, o barulho desapareceu por completo (o motor esta tão silencioso, que o barulho do ar condicionado do carro dentro da cabine é mais alto que ele, e falo sério !). Reparei também que o carro melhorou consistentemente o desempenho, a tecnologia embarcada no Passat é algo que impressiona, você percebe que todo o conjunto eletrônico e mecânico se adapta a nova situação, o carro esta muito mais solto, voando fácil. E como passou a funcionar melhor, o consumo REDUZIU ! meu carro que faz 8Km/Lt na cidade, o que já é uma marca excelente, esta fazendo quase 9Km/Lt, e isso abastecido com álcool e gasolina na proporção de 50% de cada.

CONCLUSÕES FINAIS SOBRE O FLUSHING: APROVO E RECOMENDO ! Se você sabe qual é o histórico de seu carro, cuida bem dele, não há o que temer, o flush nada mais é que TECNOLOGIA, coisa de primeiro mundo, usado lá fora tranquilamente, pra resolver um problema que antigamente seria uma dor de cabeça e no bolso, além do tempo do carro parado (já imaginaram quanto economizei ?). Mas chega aqui no Brasil, pelo que vi criam-se lendas, ou seria medo do novo ?, talvez mecânicos imaginando perder espaço e dinheiro para uma solução tão simples, barata e eficaz (paguei R$ 35,00 na lata do produto) que corrigiu meu problema e evitou a abertura de parte do motor do meu carro. Quando falo das lendas sobre isso, é por que nas pesquisas que fiz, e dos fóruns e matérias que li, inclusive em sites gringos e do fabricante do produto, quando via alguém falando mal, nunca era alguém que tinha se dado mal por usar, em geral era alguém que tinha um primo do amigo do colega do vizinho, que tinha ouvido falar, e tal. Agora nas experiências positivas, estas eram concretas com depoimentos de quem fez, assim como eu aqui. Logo amigos, fica a dica, se isso fosse assim algo tão problemático as empresas nem teriam lançado este produto no mercado, ou então já o teriam tirado de circulação. Abraços. Very Happy

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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  lcruz Qui Jun 06, 2013 6:15 am

Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.

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Mensagem  Admin Qui Jun 06, 2013 10:02 am

Felipe, é provável que seja uma peça chamada tensionador da corrente de comando, este é outro item que faz exatamente um barulho como de máquina de costura, começa baixinho e vai aumentando, um saco ! E também é fácil de ser confundido com tucho, soa mais metálico e na parte superior do motor. Pelo que pesquisei, o problema pode ser resolvido trocando apenas as sapatas plásticas da peça se estiverem desgastadas (isto é barato), ou o tensionador inteiro se estiver defeituoso, esta peça gira em torno de R$ 780,00. No tópico do fórum sobre Mecânica/Diversos, eu coloquei uma dica falando sobre o assunto inclusive com links de videos. Segue o link: https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com/t62-dica-motor-com-barulho-alto-de-maquina-de-costura-tec-tec-tec-parece-tucho-mas-nao-e

felipecortesia2012 escreveu:o meu travou a parte de baixo e comprei a de um turbo fiz a retifica do cabeçote e troquei tudo no começo não fazia barulho algum agora quando esquenta faz esse barulho de maquina de costura oque será?
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Mensagem  Admin Qui Jun 06, 2013 10:10 am

Olá Lcruz, por favor relate sua experiência depois pra nós, inclusive dizendo se houve outras trocas de peças ou os produtos que usou, quanto mais informação melhor pra todos, assim o fórum cresce e ajuda muitos, abçs !

lcruz escreveu:Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.
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Mensagem  lcruz Qua Jun 12, 2013 6:47 am

Admin escreveu:Olá Lcruz, por favor relate sua experiência depois pra nós, inclusive dizendo se houve outras trocas de peças ou os produtos que usou, quanto mais informação melhor pra todos, assim o fórum cresce e ajuda muitos, abçs !

lcruz escreveu:Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.

Olá, como já havia dito eu levei o carro no dia seguinte após me cadastrar, fui a uma loja especializada em troca de óleo, não encontrei o flush da STP, mas fiz com um de outra marca, não me lembro qual no momento, encostei o carro ele adicionou 500 ml do flush, deixei o carro funcionando por 25 minutos, em seguida foi esgotado todo o óleo e retirado o filtro e esgotado também, após o esgotamento, foi adicionado 03 litros de óleo da oficina no motor e retornou o filtro velho, deixei o carro funcionando mais 05 minutos por orientação do próprio mecanico, foi esgotado novamente o óleo e retirado o filtro usado, só então foi adicionado o óleo novo mais filtro novo, e para minha surpresa o barulho parou, confesso que ainda estou com receio do barulho voltar mas já fiz uma viajem para o litoral peguei trecho de serra (serra de Ubatuba) e até agora o barulho não retornou. Para ficar filé ainda preciso trocar a sonda lambda 1, pois passei o raster e ele acusa falha, mas isso já acusava antes, acredito que trocando a sonda o carro vai melhorar ainda mais seu rendimento, não sei se é coisa da minha cabeça mas o carro já parece estar bem melhor, pois achei que melhorou seu consumo e tempo de resposta na aceleração.
O mecanico me orientou a fazer a troca do óleo um pouco antes de vencer a kilometragem, será que na próxima troca posso fazer mais uma vez o flushing só para garantir que continue assim?

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Mensagem  Admin Qua Jun 12, 2013 3:59 pm

Show de bola Lcruz ! que bom que teve uma experiência satisfatória e espero que resolutiva. Não deixe de contar pra gente qual foi o produto usado, já que deu tão certo. Aproveitando, tem pessoas com problemas no tensionador da corrente de comando, se possível nos  informe qual o foi o custo do serviço já que você trocou esta peça (peça - mão de obra - dias parados). 

No mais, não é coisa da sua cabeça não, o carro ficar mais esperto, veloz, e econômico. Na minha experiência, eu sai dos absurdos 6km/l para 8km/l na cidade com ar ligado. Informo que o meu é a versão aspirado. Mas creio que a turbo chegue a números bem próximos.

Quanto a fazer mais vezes o processo, acho que isso vai de cada um, ou cada carro. No meu caso, sigo uma lógica. Observo a carbonização do óleo (cor escura). Então se o carro esta ok, e o óleo pouco contaminado, entendo que não há nada a ser limpo. Já se for o contrário, então faço o processo. Detalhe, sempre troco o óleo pouco antes do prazo como bem falou seu mecânico.

No mais, é isso ai Lcruz ! fico feliz com o bom resultado, e principalmente por ter voltado ao fórum com seu relato. Pois são as experiências de todos (boas ou não) e informações que enriquecem o fórum e ajudam a muitos. Abçs !
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Mensagem  Ricardo Barbosa Xavier Seg Ago 12, 2013 11:56 pm

Boa Noite

Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente

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Mensagem  Ricardo Barbosa Xavier Ter Ago 13, 2013 12:06 am

Comprei a junta da tampa de valvulas Rs 35,00 e a junta do carter 55,00, vou fazer este serviço este final de semana, nao e pela questao de preço mas ainda prefiro este metodo mais convencional de limpeza.
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços

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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Pyroil Engine Flush

Mensagem  jsapo2002 Ter Ago 13, 2013 9:21 am

Olá amigos, partilhando minha experiência. Meu Passat é um 99, 1.8 T. 179 mil km originais. Já vinha perdendo rendimento a algum tempo, já tinha até planos de trocar a turbina, pensando que a culpa era da coitada. Ontem resolvi seguir as dicas aqui do fórum e usei o tal anti-flush. Como não encontrei o STP, usei o Pyroil Engine Flush. Esse fica 5 minutos dentro do motor ligado, deixamos até passar um pouquinho mais. O que saiu lá de dentro não era óleo, era uma água grossa. O produto é de 1 litro. E aproveitei pra trocar todos os filtros possíveis. O carro ficou novo pra andar. Tá subindo o giro rápido, desempenho como antes, até o barulho do motor mudou. RECOMENDO. Ainda não fiz a média de consumo, mas antes ele já fazia 10 km/l na cidade, deve continuar.

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Mensagem  Admin Ter Ago 13, 2013 11:07 am

Ricardo Barbosa Xavier escreveu:Comprei a junta da tampa de valvulas Rs 35,00 e a junta do carter 55,00, vou fazer este serviço este final de semana, nao e pela questao de preço mas ainda prefiro este metodo mais convencional de limpeza.
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços
Beleza Ricardo, que sorte ter pego um Passat em tão bom estado e procedência (cuide bem dele !). Sobre usar o método convencional, enfim é mesmo uma questão de escolha, pois pelos testemunhos positivos aqui, acho que o assunto já ficou bem desmistificado e de que funciona, e claro cada caso é um caso. Quanto ao óleo, ao que me consta os dois que citou são semi-sintéticos (o Castrol Magnatec 10w40 não é 100% sintético, é semi). Então, 1-Se seu carro já usa essa gradação de óleo sem problema algum, continue com ela, não há motivo para mudar. 2-Como ambos são semi-sintéticos, eu sinceramente dou preferência maior ao Shell. Falo isso comparando um com o outro, e pela ótima experiência que tenho com os óleos Shell em todos carros que já tive. Evidente que caso ache um dessa gradação 100% sintético, ai a coisa muda de conversa, um totalmente sintético sempre será a melhor opção. 3-Uma dica, durante um tempo eu quis usar 100% sintético e cheguei a por um 5w 40, mas o óleo mostrou-se muito fino para um motor já bem amaciado (mais de 100 mil km), e não funcionou bem, tive que novamente subir a gradação e ficou tudo ok. Espero ter ajudado, e volte para nos contar como ficou o serviço na caranga, abçs !
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Mensagem  Admin Ter Ago 13, 2013 11:41 am

jsapo2002 escreveu:Olá amigos, partilhando minha experiência. Meu Passat é um 99, 1.8 T. 179 mil km originais. Já vinha perdendo rendimento a algum tempo, já tinha até planos de trocar a turbina, pensando que a culpa era da coitada. Ontem resolvi seguir as dicas aqui do fórum e usei o tal anti-flush. Como não encontrei o STP, usei o Pyroil Engine Flush. Esse fica 5 minutos dentro do motor ligado, deixamos até passar um pouquinho mais. O que saiu lá de dentro não era óleo, era uma água grossa. O produto é de 1 litro. E aproveitei pra trocar todos os filtros possíveis. O carro ficou novo pra andar. Tá subindo o giro rápido, desempenho como antes, até o barulho do motor mudou. RECOMENDO. Ainda não fiz a média de consumo, mas antes ele já fazia 10 km/l na cidade, deve continuar.
Pode falar jsapo2002, tá morrendo de rir agora né ?! É muito bom quando uma coisa simples resolve um problema que parece complicado ! E valeu a dica sobre mais um produto de bom resultado, assim temos mais opções, e como vi é da Valvoline, outra marca de renome no mercado. Diga quanto custou o produto ?. E aproveitando o post, compartilho com a galera algo que tenho visto comumente em sites e foruns gringos sobre os Passat. Todos são categóricos em dizer que é característica comum aos Passat, a formação de borra. Lógico que falam isso como que sendo uma característica do carro, não que outros carros não gerem, mas que nos Passat este é um problema peculiar. Logo, no meu intender, uma limpeza volta e meia vai bem. Smile Abçs !
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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty SERÁ O MESMO PROBLEMA?

Mensagem  FLAVIO S MOURA Sex Nov 15, 2013 2:36 pm

OLÁ, ACABEI DE ADQUIRIR UM PASSAT 1.8 20 V 98/99. ELE ESTÁ FAZENDO ESSE BARULHO DE MANHÃ, ANTES DO MOTOR ESQUENTAR. O PROBLEMA É QUE FICA ASSIM POR UNS 10, 12 MINUTOS. PODE O ÓLEO ESTA DEMORANDO TANTO ASSIM PARA LUBRIFICAR O SISTEMA? DESDE JÁ AGRADEÇO A RESPOSTA. Surprised

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Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Icemannet Sex Abr 11, 2014 9:30 am

Ricardo Barbosa Xavier escreveu:Boa Noite

Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e  muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente

Conversei com o meu mecânico de confiança, o cara além de manjar muito, é meu amigo.
E ele me disse mais ou menos a mesma coisa.

Disse que o produto da STP é meio controverso, mas não porque o produto seja ruim, mas porque as pessoas não sabem usar.
Disse que o indicado (e isso vem escrito até na lata) é ser usado como um meio preventivo, isto é, se vc conhece o carro e sabe que ele foi bem cuidado, com as trocas feitas nas épocas corretas e óleo de boa qualidade e que o motor não está muito sujo, pode fazer tranquilo.
Mas se vc não conhece a procedência do carro e nem sabe quando foi a última vez que foi feita a limpeza do motor, é melhor não usar.
Porque se o motor estiver muito sujo tem risco de soltar placas de borra, entupir o pescador e queimar a bomba de óleo.
E se isso acontecer, o motor vai fundir.
Ele disse que já viu motor travar e já viu motor ficar novo após o flushing com o produto da STP, mas tudo depende de quanta borra existia no motor.

Marquei hoje à tarde uma limpeza, depois volto para relatar o que foi feito.

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