PASSAT ALEMÃO FÓRUM CLUBE BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

4 participantes

Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  Admin Ter Jun 07, 2011 12:11 am

Falo por experiência própria, que já tenho o meu convertido desde 2007 ou seja a 4 anos ! sem jamais ter tido algum problema relacionado a conversão.

Imagino que muitos já pensaram na questão até por que hoje dentre as opções de combustíveis é a mais viável, infelizmente não pelo preço, mas mais pelas qualidades intrisincas do etanol: primeiro, é puro; tem maior octanagem (olha o bicho andando mais ai gente !), não polui, E NÃO CAUSA BORRA NO MOTOR (ooops alguém falou de turbinados ai ?) e ao contrário o etanol tem uma ação limpante. Em suma o álcool é uma alternativa muito melhor que a gasolina, minha opinião pessoal.

Antes de ir ao que interessa, um pouco de história: Vamos a alguns dados pois há quem pense que é necessário mexer no motor, reprogramar chip, etc. Nada disso, o que pouca gente sabe, é que em sua grande maioria, todos os carros que foram produzidos no Brasil e também pelo mundo afora, quando o etanol se tornou um combustível realmente comercial, utilizam exatamente os mesmos componentes dos ditos a gasolina, com uma ou outra excessão de alguns poucos componentes. A lógica do custo de produção industrial explica isso, sairia muito caro produzir o mesmo componente para o mesmo carro mas que iria apenas funcionar com um combustível diferente.

Agora você pode dizer: “Mas o Passat não é produzido no Brasil”, sim não é, mas o uso do álcool também se da na Europa e USA, sendo que nos Estados Unidos eles chamam de E85, que vem a ser 85% de etanol e 15% de gasolina (o uso da gasolina é apenas uma questão de proteção do mercado interno, e como sabemos no clima frio gasolina funciona melhor do que o álcool na partida). No mais, qualquer carro exportado para outros mercados, e isso inclui o nosso querido Passat, passa por um processo que chamamos aqui de climatização, que nada mais é do que adequar o veículo as condições do(s) pais(es) para o qual será exportado. Como sabemos o Brasil já usa á tempos gasolina misturada com álcool, logo teriam que atentar a este detalhe super importante e adéqua-lo também, além do que Europa e USA já usam álcool embora menos que por aqui.

O Módulo de Conversão: Só depois que me cerquei de informações técnicas e estudei os módulos existentes no mercado e seu funcionamento. soube que o módulo mais comercializado nos EUA é na verdade fabricado no Brasil, tecnologia 100% brasileira (muito bom isso !), não me admira uma vez que somos lideres e vanguarda nessa área.

O módulo em questão foi o FULL FLEX fabricado pela WCV, paguei na época R$ 400,00 eles tem um tipo de módulo para cada tipo de veiculo. A instalação é muito simples, entre a E.C.U e os injetores, podendo ser feita por você mesmo seguindo as instruções do manual. O detalhe deste módulo é que ele é realmente automático, não precisando que você faça ajustes, mude chaves, etc. É instale e esqueça !

Resultados depois da conversão: O bicho ficou mais venenoso (cavalinhos a mais rs); E o bacana é a ação de limpeza do álcool no sistema de alimentação, embora já tivesse trocado os filtros de combustível, filtro de óleo, e o óleo, recomendação do fabricante para instalação, não demorou ter que troca-los novamente pela sujeira que o etanol fazia desprender (nossa gasolina é ruim mesmo, sabemos disso) e o etanol não tem esse efeito carbonizante que gera a borra, então o sistema foi sendo limpo pela ação do etanol. Ah, um detalhe MUITO IMPORTANTE ! O filtro de combustível original do/ou para o Passat não é feito para funcionar apenas com álcool, logo deverá ser substituido por um do tipo Flex ou para veículos movidos a etanol. No meu caso utilizei o modelo G5738 da marca Fram. Pois tem a mesma bitola de entrada e vazão, além se indicado para veículos a álcool ou gasolina.

Resultados permanentes:
- Melhor funcionamento do motor tanto em potência quanto equilíbrio.
- Maior durabilidade do óleo (ele se contamina bem menos, fato já conhecido nos carros a álcool).
- Sem problemas com combustível adulterado, pelo menos com o etanol rs.

Enfim uso hoje o carro como qualquer FLEX colocando etanol ou gasolina conforme convém, mas em geral nunca deixo de colocar pelo menos metade em etanol por conta das propriedades do mesmo, não tanto pelo preço.

Abraços, e espero ter contribuido pra quem já pensava na questão. Cool
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Flex vs injeção direta?

Mensagem  rtsurfer Qua Mar 21, 2012 9:33 pm

Seu motor também é injeção direta?
Será que é viável?

Abs.
Raphael

rtsurfer

Mensagens : 16
Pontos : 4411
Data de inscrição : 21/03/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  Admin Qui Mar 22, 2012 12:50 am

rtsurfer escreveu:Seu motor também é injeção direta?
Será que é viável?

Abs.
Raphael

-------------------------
Boa noite Raphael, como seu Passat é o modelo FSI, por sinal muito lindo e mais econômico que o meu, que é um B5 99/00 ele não vai usar o mesmo módulo que o meu, que se aplica até os modelos 2006. O sistema de injeção do FSI é diferente dos demais citados, tanto na construção e posicionamento dos componentes, quanto no funcionamento. Logo, recomendo que consulte o fabricante do módulo que lhe interessou se eles tem um específico para este tipo de injeção, e caso recomendem algum que também se aplique a sistemas comuns, o meu conselho é: NÃO coloque, pois existem diferenças consideráveis entre os dois sistemas, e eu sinceramente não arriscaria. Abraços.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  rtsurfer Qui Mar 22, 2012 9:46 am

Admin escreveu:

-------------------------
Boa noite Raphael, como seu Passat é o modelo FSI, por sinal muito lindo e mais econômico que o meu, que é um B5 99/00 ele não vai usar o mesmo módulo que o meu, que se aplica até os modelos 2006. O sistema de injeção do FSI é diferente dos demais citados, tanto na construção e posicionamento dos componentes, quanto no funcionamento. Logo, recomendo que consulte o fabricante do módulo que lhe interessou se eles tem um específico para este tipo de injeção, e caso recomendem algum que também se aplique a sistemas comuns, o meu conselho é: NÃO coloque, pois existem diferenças consideráveis entre os dois sistemas, e eu sinceramente não arriscaria. Abraços.

Realmente fica um pouco complicado arriscar. O bom seria achar pessoas que fizeram isso nesse motor e ver os resultados.
De qualquer forma agradeço a resposta.

Pelo que vi a galera desse fórum é pouco ativa - uma pena - talvez pelo Passat alemão não ser um carro comum nas ruas. Do meu círculo de amizade e família, sou o único a ter um, mas se puder ajudar a divulgar de alguma maneira dá um toque.

Abs.

rtsurfer

Mensagens : 16
Pontos : 4411
Data de inscrição : 21/03/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  Admin Ter Mar 27, 2012 9:57 pm

rtsurfer escreveu:
Admin escreveu:

-------------------------
Boa noite Raphael, como seu Passat é o modelo FSI, por sinal muito lindo e mais econômico que o meu, que é um B5 99/00 ele não vai usar o mesmo módulo que o meu, que se aplica até os modelos 2006. O sistema de injeção do FSI é diferente dos demais citados, tanto na construção e posicionamento dos componentes, quanto no funcionamento. Logo, recomendo que consulte o fabricante do módulo que lhe interessou se eles tem um específico para este tipo de injeção, e caso recomendem algum que também se aplique a sistemas comuns, o meu conselho é: NÃO coloque, pois existem diferenças consideráveis entre os dois sistemas, e eu sinceramente não arriscaria. Abraços.

Realmente fica um pouco complicado arriscar. O bom seria achar pessoas que fizeram isso nesse motor e ver os resultados.
De qualquer forma agradeço a resposta.

Pelo que vi a galera desse fórum é pouco ativa - uma pena - talvez pelo Passat alemão não ser um carro comum nas ruas. Do meu círculo de amizade e família, sou o único a ter um, mas se puder ajudar a divulgar de alguma maneira dá um toque.

Abs.

Realmente Raphael, o fórum não é bombado rs porque o Passat é um carro pouco comum, eu também entre meus amigos conheço até quem queira ter, mas só eu tenho rsrs. Mas como todo fórum a idéia é ser uma fonte de ajuda e conhecimento, eu exponho e ajudo com o pouco que sei e as experiências que tenho. Se todos fizerem assim, mesmo com poucos membros o conteúdo será rico, e é o que importa não é verdade ? Abçs !
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  rtsurfer Qua Mar 28, 2012 12:45 pm

Admin escreveu:
Realmente Raphael, o fórum não é bombado rs porque o Passat é um carro pouco comum, eu também entre meus amigos conheço até quem queira ter, mas só eu tenho rsrs. Mas como todo fórum a idéia é ser uma fonte de ajuda e conhecimento, eu exponho e ajudo com o pouco que sei e as experiências que tenho. Se todos fizerem assim, mesmo com poucos membros o conteúdo será rico, e é o que importa não é verdade ? Abçs !

Pois é, você tem razão. Se os poucos colocarem suas opiniões e experiências já fica bem legal. Sempre que possivel ficarei ativo para dar minhas opiniões sobre o que acontecer com o carro e as soluções.

Abraço.

rtsurfer

Mensagens : 16
Pontos : 4411
Data de inscrição : 21/03/2012
Idade : 45
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  Osvaldo Jr. Ter maio 15, 2012 5:49 pm

rtsurfer escreveu:
Admin escreveu:
Realmente Raphael, o fórum não é bombado rs porque o Passat é um carro pouco comum, eu também entre meus amigos conheço até quem queira ter, mas só eu tenho rsrs. Mas como todo fórum a idéia é ser uma fonte de ajuda e conhecimento, eu exponho e ajudo com o pouco que sei e as experiências que tenho. Se todos fizerem assim, mesmo com poucos membros o conteúdo será rico, e é o que importa não é verdade ? Abçs !

Pois é, você tem razão. Se os poucos colocarem suas opiniões e experiências já fica bem legal. Sempre que possivel ficarei ativo para dar minhas opiniões sobre o que acontecer com o carro e as soluções.

Abraço.

Gostei muito da idéia do Flex !!! ja tive um Polo Classic 01 que coloquei um Kit e deu muito certo, mas depois que peguei meu Passat 99 recentemente, acabei ficando com medo de colocar o Kit nele...enfim, vo pesquisar alguma empresas que fabricam o Kit e vms ver o q da.
Abs

Osvaldo Jr.

Mensagens : 6
Pontos : 4348
Data de inscrição : 14/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  GuilhermeDuda Sex Jul 11, 2014 1:38 am

É bem interessante esse módulo Flex, aqui em casa já usamos um desses sistemas de conversão multi combustivel em um Palio 1.8.

Porém estou estudando muito sobre a mecânica 1.8T dos nossos Passats, e observando a questão do uso do Alcool, mesmo usando um remapeamento da central original do carro, exige-se a troca dos bicos injetores originais para se manter dentro da mistura ArXCombustivel correta, sendo que o Alcool necessita sempre de mais ar que a gasolina e automaticamente os bicos precisam pulverizar combustivel com maior vazão para manter a mistura ideal.

Será que talvez usando somente o módulo flex, a mistura do motor não fique muito pobre no alcool utilizando os bicos originais?

GuilhermeDuda

Mensagens : 12
Pontos : 3560
Data de inscrição : 11/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  Admin Qua Jul 30, 2014 1:38 pm

GuilhermeDuda escreveu:É bem interessante esse módulo Flex, aqui em casa já usamos um desses sistemas de conversão multi combustivel em um Palio 1.8.

Porém estou estudando muito sobre a mecânica 1.8T dos nossos Passats, e observando a questão do uso do Alcool, mesmo usando um remapeamento da central original do carro, exige-se a troca dos bicos injetores originais para se manter dentro da mistura ArXCombustivel correta, sendo que o Alcool necessita sempre de mais ar que a gasolina e automaticamente os bicos precisam pulverizar combustivel com maior vazão para manter a mistura ideal.

Será que talvez usando somente o módulo flex, a mistura do motor não fique muito pobre no alcool utilizando os bicos originais?

Olá GuilhermeDuda, no meu caso um 1.8 20v aspirado 99, não houve problema algum de mistura, não precisei trocar bicos, nem nada, e o comportamento do carro foi absolutamente normal, sem falhas, trancos, ou coisa do tipo. O que entendo é que toda a reprogramação, e alteração de ação eletrônica dos bicos acontecem no módulo conversor, já que passam por ele, que é microprocessado.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Agnaldo Sousa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo ! Empty Re: É possível, e sabe o que mais ? fica ótimo !

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos