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Passat 1.8t para o dia a dia

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Mensagem  jvgjunior Sex Out 10, 2014 5:40 pm

Galera.... boa tarde. Vou abrir o tópico com a intenção de adquirir experiência de quem ja tem o carro. Tenho amigos que ja tiveram o passar, audi, golf, todos 1.8t (audi 150cv e 180cv tbm).

Bom, vou ter que comprar um carro para trabalhar mas rodando a maior parte do tempo em estrada, ministrando treinamento a clientes pela empresa (média de 1 ou 2 clientes por dia) em um raio de 100km mais ou menos, ou seja, meu deslocamento maior vai ser rodovia (região de Campinas-SP).

O fato é, vou precisar de porta-malas grande. A empresa paga km (0,69/km), ou seja, tenho um budget X, quanto menos usar combustível, mais sobra para mim no fim do mes, ou seja, consumo é bom ser razoável. Li que o carro em si chega a fazer 13 ou 14km/l na estrada, procede? Minha intenção é TipTronic com teto de 03 - 05 e quem sabe um chip Twisted Evil Evil or Very Mad hehehe ou nao.

Quando conversei com o entrevistador, mencionei o FIT 1.5 CVT até 08 (pensando com a razão) que são os mais econômicos, sei que é outro padrão/estilo de carro, mas enfim, ele disse que precisa ser porta malas grande porque leva bastante material para treinamentos. Disse que um funcionario tem um Gol e tem de deitar os bancos para ir, ai imagino que no FIT tbm tenha.

Prezo por conforto/segurança/economia.... por isso pensei nos dois, ambos tem airbag, abs, motor bom, etc.... mas confesso que o passat (uma escolha mais na emoção) me da medo de arriscar. Digo porque ja trabalhei como representante comercial usando uma Parati 1.0 16v turbo.... essa eu me lasquei, comprei e fundiu, gastei 8k para fazer tudo, depois de pronta nao deu dor de cabeça, mas era gastona, mas completa tbm, ar, dh, couro etc e chip 150cv alcool....

E ai... comentem, critique, sugiram.... ficarei de olho nas dicas.

jvgjunior

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Mensagem  Icemannet Qui Nov 13, 2014 4:28 pm

Andando a 120~140 km/h e sem muitas oscilações na velocidade, com carro bem regulado, bicos limpos, velas boas etc, faz mesmo 12~13 km/l mesmo com o ar ligado.
Mas se fizer estrepulia na estrada, correr demais, ficar aumentando e diminuindo a velocidade com frequência, ele fica gastão.

Isso com o motor original, se chipar, colocar filtro de ar esportivo etc, ele anda mais, porém fica gastão também.
O passat é um carro projetado para estrada mesmo, justamente por ser pesadão e ter um motor de alta compressão ele se dá melhor mesmo em altas velocidades.
Vc vai desfrutar muito mais do carro andando na estrada do que na cidade.
Na cidade ele é meio lerdo justamente por ser pesado, mas na estrada é uma delícia, o bicho deslancha, é confortável, vc consegue ultrapassar com tranquilidade, estabilidade impecável, segurança e, sobretudo, um carro extremamente silencioso, com os vidros fechados nem parece que o motor está ligado.
Pegar estrada com o passat é muito bacana.

E se o carro tiver um bom histórico de manutenção, a quilometragem não é um problema, o motor é projetado para rodar 400~500 mil km.

É revisar o bicho, ver se o motor está bom, se as correias são novas, se os fluídos foram trocados (câmbio, motor, direção e freio) e, principalmente, revisar o câmbio.
Ah, como é turbo, tem que dar uma revisada no turbo também, é comum algum desgaste pelas altas rotações.
E fazer uma limpeza no motor, porque o motor do passat tem tendência de formar um pouco de borra. Nada preocupante, um flush preventivo a cada 30 mil mantém o seu motor novo a vida toda. Mas se nunca fez, melhor seria dar uma olhada para ver, se estiver com muita borra, talvez o mais indicado seja fazer uma limpeza manual. Mas se estiver com pouca borra, um flush resolve.
O calcanhar de aquiles dos passat até 2008 é o câmbio 9G.
Depois que a VW passou a usar o DSG no passat, o problema com o câmbio acabou, mas o 9G tem um defeito crônico no corpo de válvulas. Tem que revisar, se estiver dando tranco ou patinando nas trocas, fuja do carro ou peça garantia do câmbio, porque se tiver que abrir vai gastar uns 10 mil. Mas se estiver trocando suave, pode pegar sem medo, é só lembrar de trocar óleo e filtro a cada 50 mil km.
E uma última coisa são os braços de direção, porque costumam dar problema de tempos em tempos (mais ou menos a cada 100 mil km, menos se as estradas que trafegar forem realmente muito ruins), haja vista a péssima qualidade das estradas brasileiras, mas é um conserto barato, não gasta mais do que R$ 200,00 para trocar o par.

Icemannet

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