Luz EPC acesa + Luz Injeção acesa + Carro perdendo potência.

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Luz EPC acesa + Luz Injeção acesa + Carro perdendo potência.

Mensagem  leonardokappes em Ter Set 27, 2016 10:58 pm

Prezados, este tópico tem por objetivo compartilhar experiências com Luz EPC acesa, Luz de Injeção Eletrônica acesa, e carro perdendo potência sem retomada de marchas.
São sintomas comuns em Passat TSI.

Compartilho abaixo minha experiência, problemas e soluções.

Possuo um Passat 2.0 TSI ano 2009, com 114.000 Km e sérios problemas com EPC e Injeção Eletrônica.
Neste mês de setembro o carro parou 7 vezes na oficina, sendo 4 vezes na Volkswagen, alguns problemas foram resolvidos e outros não.

1 - Primeiro sintoma: Vazamento de óleo do câmbio automático.
1 - Problemas encontrados: Simplesmente não tinha o trocador de calor.
1 - Como foi constatado o problema e como foi resolvido: Todo dia eu notava que estava sujo de óleo a garagem, um óleo meio avermelhado. Resolvi erguer o carro em um posto de combustível na rampa de troca de óleo e percebi que por baixo do motor estava cheio de óleo. Parecia óleo de cambio automático ou de direção hidráulica. Levei o carro em uma especializada em cambio automático e ai levei o primeiro susto, ou melhor, a primeira facada. R$ 2.944,00 o reparo. Muitos modelos de Passat possuem uma caixa de plástico logo abaixo do cambio automático, é como se fosse uma proteção de plástico, mas também já ouvi dizer que é um reservatório. O fato é que o óleo estava sendo misturado com água do sistema de arrefecimento. Comprei o carro a pouco tempo e fizeram uma adaptação, tiraram por algum motivo o trocador de calor e fizeram uma ligação direta das mangueiras no motor. O câmbio automático de um Passat chega a 250 PSI de pressão e as mangueiras que colocaram eram mais ou menos de 40 PSI de pressão, ou seja, estava ai o vazamento. Coloquei um novo trocador de calor, mangueiras e óleo do câmbio. Problema resolvido.

2 - Segundo sintoma: Luz EPC acesa e carro sem perder potência.
2 - Problemas encontrados: lâmpada do farol de neblina traseiro queimada.
2 - Como foi constatado o problema e como foi resolvido: Simplesmente foi substituída a lâmpada do farol de neblina e a Luz EPC se apagou. Resolvido com R$ 6,00.

3 - Terceiro sintoma: Luz de EPC acesa e carro perdendo potência sem retomada de marchas.
3 - Problemas encontrados: Um relê para cortar a ignição estava causando este problema.
3 - Como foi constatado o problema e como foi resolvido: retirado o relê de corte de ignição, que por algum motivo o antigo dono colocou. Foi apagado as avarias com o scanner na Volkswagen. Resolvido com R$ 750,00 após 5 horas de investigação pelo mecânico.

4 - Quarto sintoma: Luz EPC acesa, Luz de Injeção Eletrônica acesa e carro perdendo potência sem retomada de marchas.
4 - Problemas encontrados: Gasolina adulterada.
4 - Como foi constatado o problema e como foi resolvido: ao passar o scanner no carro acusou de cara "mistura pobre". O mecânico logo disse que era gasolina "batizada". Deixei o tanque chegar na reserva e abasteci com gasolina Petrobras Pódium. R$ 4,99 o litro, um roubo. Meu Passat vai 70 litros no tanque. Quase zerei a conta no banco para abastecer.

5 - Quinto sintoma: Luz EPC acesa, Luz de Injeção Eletrônica acesa e carro perdendo potência sem retomada de marchas.
5 - Problemas encontrados: Problemas no corpo de borboleta e sonda lâmbda.
5 - Como foi constatado o problema e como "não" foi resolvido: Neste caso, a Volkswagen queria trocar o corpo de borboleta, R$ 3.945,00 um novo. Mais a mão de obra e mais umas mangueiras e líquido do radiador. Resumindo, o orçamento ficou em quase R$ 7.000,00. É lógico que não fiz o reparo na Volkswagen, pois com 7 mil eu vendo o carro e compro outro. Levei o carro em uma oficina na cidade e pedi ao mecânico avaliar e diagnosticar os problemas, pois não pode um corpo de borboleta ter que ser trocado assim do nada. Simplesmente havia aparecido no scanner uma avaria esporádica informando que a posição do corpo de borboleta estava errada. O carro perdia potência e ficava limitado a 3.000 RPM com a Luz EPC acesa. Andava apenas em primeira marcha.

6 - Sexto sintoma: Luz EPC acesa, carro perdendo potência sem retomada de marchas
6 - Problemas encontrados: Catalizador e vazamento de água.
6 - Como foi constatado o problema e como foi resolvido: este outro mecânico que levei o carro passou o scanner, andou com o carro, apagou as avarias, passou o scanner de novo, andou de novo, testou com ar quente e ar frio ligado, com motor quente, motor frio, fez de tudo, ficou com o carro quase uma semana. Encontrou os problemas: Primeiro um vazamento de água em três mangueiras, duas delas foram substituídas e outra foi colocado um selante. Segundo, o catalisador. Precisou ser substituído o catalisador pois ele está interligado com a linda lambda e com o corpo de borboleta. Agora começou a fazer sentido o que o pessoal da Volkswagen disse e diagnosticou errado. Pelo que o mecânico me passou é comum nos Passat dar problema no catalisador e iniciar uma série de problemas com a Injeção Eletrônica. Resolvido com R$ 2.103,00

Meu carro está na oficina novamente e devo retira-lo no final desta semana. Deixei o carro com o mecânico para que ele ande com ele no dia a dia e teste realmente se os problemas não vão voltar a acontecer. Normalmente os problemas com a luz EPC e luz de Injeção Eletrônica acendiam em viagens, com o motor em temperatura normal de 90 graus. Na cidade, ao rodar pouco ele deu problema apenas uma vez, mas na estrada ao andar e pisar fundo ele acendia a luz EPC seguidamente.

Estarei mantendo este tópico atualizado com os problemas e soluções encontradas em meu carro.

Por favor, compartilhem também seus problemas e soluções, assim nos ajudamos e minimizamos os gastos.

Obrigado.

leonardokappes

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