Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
3 participantes
Página 1 de 1
Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
Passateiros, uma duvida a ventoinha com polia Viscosa no Passat 1.8 turbo99 é totalmente mecanica certo? nao tem nada de eletromagnético nela?
Pergunto pois acho estranho que o ponteiro da temperatura no painel raramente atinge os 90°, e acho chato ela em pouco RPM já aciona rápido e faz aquele barulhão parecendo um motor de opala ou corcel.
Pode ser esse o motivo de não deixar o motor aquecer? como funciona nos carros de voces?
Pergunto pois acho estranho que o ponteiro da temperatura no painel raramente atinge os 90°, e acho chato ela em pouco RPM já aciona rápido e faz aquele barulhão parecendo um motor de opala ou corcel.
Pode ser esse o motivo de não deixar o motor aquecer? como funciona nos carros de voces?
Niemeyerd- Mensagens : 16
Pontos : 2824
Data de inscrição : 04/08/2016
Re: Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
Ela é totalmente mecânica, o correto é verificar se a temperatura no painel é a real do motor do carro.
Tenho um Passat V6 e raramente a ventoinha aciona, o motor sobe rápido até os 90º mas se mantém.
Tenho um Passat V6 e raramente a ventoinha aciona, o motor sobe rápido até os 90º mas se mantém.
lucasch- Mensagens : 13
Pontos : 3123
Data de inscrição : 23/09/2015
Re: Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
lucasch escreveu:Ela é totalmente mecânica, o correto é verificar se a temperatura no painel é a real do motor do carro.
Tenho um Passat V6 e raramente a ventoinha aciona, o motor sobe rápido até os 90º mas se mantém.
Boa noite, sobre a ventoinha é isto mesmo ela gira rapido mesmo parecendo uma camionete o barulho que faz.
O problema de não aquecer era a válvula termostática: comprei uma nova MTE 76,00 mesmo codigo original 050.121.113.C 87°C, coloquei as duas na agua e aqueci no fogão monitorando a temperatura e a original em torno de 64° ja inciava o movimento de abertura e pra retornar tinha que baixar de 60 graus a temperatura, ja a nova bem certo nos 87graus abria. Depois de feito limpeza do sistema colocado fluido diluído em 50% de agua ficou muito bom, no painel sempre atingindo os 90°
Obs: o correto não é usar agua da torneira, certo é agua desmineralizada ou a que condensa no arcondicionado da casa, eu sempre guardava essa agua mas como hoje tinha pressa e nao guardei mais coloquei da torneira mesmo.
Niemeyerd- Mensagens : 16
Pontos : 2824
Data de inscrição : 04/08/2016
Re: Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
lucasch escreveu:Ela é totalmente mecânica, o correto é verificar se a temperatura no painel é a real do motor do carro.
Tenho um Passat V6 e raramente a ventoinha aciona, o motor sobe rápido até os 90º mas se mantém.
Não entendi. Então a ventoinha do sistema de arrefecimento do motor é totalmente mecânica, porém ela raramente é acionada??? Se é totalmente mecânica (acionada através da correia), sem nenhum dispositivo eletro-magnético, a ventoinha não deveria ficar ligada o tempo todo? Então como a ventoinha do seu V6 raramente é acionada? Para isso não deveria haver um dispositivo eletro-magnético para ligá-la e desligá-la? Parece haver uma contradição aqui.
FerreiraRJ- Mensagens : 14
Pontos : 2829
Data de inscrição : 16/07/2016
Localização : Rio de Janeiro - RJ
Re: Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
Sobre o meu problema da ventoinha mesmo com motor frio parecendo girar muito rapido alguem pode me ajudar??
Eu quero saber relatos do comportamento no passat de voces.
Abra outro tópico se quiser mudar o assunto.
Eu quero saber relatos do comportamento no passat de voces.
Abra outro tópico se quiser mudar o assunto.
Niemeyerd- Mensagens : 16
Pontos : 2824
Data de inscrição : 04/08/2016
Re: Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
FerreiraRJ escreveu:lucasch escreveu:Ela é totalmente mecânica, o correto é verificar se a temperatura no painel é a real do motor do carro.
Tenho um Passat V6 e raramente a ventoinha aciona, o motor sobe rápido até os 90º mas se mantém.
Não entendi. Então a ventoinha do sistema de arrefecimento do motor é totalmente mecânica, porém ela raramente é acionada??? Se é totalmente mecânica (acionada através da correia), sem nenhum dispositivo eletro-magnético, a ventoinha não deveria ficar ligada o tempo todo? Então como a ventoinha do seu V6 raramente é acionada? Para isso não deveria haver um dispositivo eletro-magnético para ligá-la e desligá-la? Parece haver uma contradição aqui.
No meu V6 são duas ventoinhas.
Mas deixa eu explicar, a ventoinha mecânica (polia viscosa) trava a partir de certa temperatura. Com o motor ligado ela gira, mas com a mão posso segura-lá. Já em dias muito quentes, transito parado a polia viscosa "trava" e percebe-se o aumento do fluxo de ar e ruído.
Já a ventoinha elétrica liga apenas com o Ar Condicionado ligado.
lucasch- Mensagens : 13
Pontos : 3123
Data de inscrição : 23/09/2015
Re: Ventoinha viscosa é normal girar rapido com pouco RPM?
O controle de temperatura do motor está perfeito, só pra esclarecer.
Mas então é assim mesmo, só acho que com motor frio ela deveria estar quase parada.
Deveria existir uma espécie de freio eletromagnético nela, mas se os engenheiros não puseram é por que não precisa.
Mas então é assim mesmo, só acho que com motor frio ela deveria estar quase parada.
Deveria existir uma espécie de freio eletromagnético nela, mas se os engenheiros não puseram é por que não precisa.
Niemeyerd- Mensagens : 16
Pontos : 2824
Data de inscrição : 04/08/2016
Tópicos semelhantes
» oléo do motor... quantos litros?
» Zumbido ao girar a chave
» Ventoinha do Ar-Condicionado
» Erro P0705 - Transmission Range Sensor Malfunction
» Passat VR6 automatico 95, morre ao engatar D, mas anda Normal em RÉ
» Zumbido ao girar a chave
» Ventoinha do Ar-Condicionado
» Erro P0705 - Transmission Range Sensor Malfunction
» Passat VR6 automatico 95, morre ao engatar D, mas anda Normal em RÉ
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|