Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
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Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Olá Lcruz, por favor relate sua experiência depois pra nós, inclusive dizendo se houve outras trocas de peças ou os produtos que usou, quanto mais informação melhor pra todos, assim o fórum cresce e ajuda muitos, abçs !
lcruz escreveu:Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.
Flushing
Admin escreveu:Olá Lcruz, por favor relate sua experiência depois pra nós, inclusive dizendo se houve outras trocas de peças ou os produtos que usou, quanto mais informação melhor pra todos, assim o fórum cresce e ajuda muitos, abçs !lcruz escreveu:Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.
Olá, como já havia dito eu levei o carro no dia seguinte após me cadastrar, fui a uma loja especializada em troca de óleo, não encontrei o flush da STP, mas fiz com um de outra marca, não me lembro qual no momento, encostei o carro ele adicionou 500 ml do flush, deixei o carro funcionando por 25 minutos, em seguida foi esgotado todo o óleo e retirado o filtro e esgotado também, após o esgotamento, foi adicionado 03 litros de óleo da oficina no motor e retornou o filtro velho, deixei o carro funcionando mais 05 minutos por orientação do próprio mecanico, foi esgotado novamente o óleo e retirado o filtro usado, só então foi adicionado o óleo novo mais filtro novo, e para minha surpresa o barulho parou, confesso que ainda estou com receio do barulho voltar mas já fiz uma viajem para o litoral peguei trecho de serra (serra de Ubatuba) e até agora o barulho não retornou. Para ficar filé ainda preciso trocar a sonda lambda 1, pois passei o raster e ele acusa falha, mas isso já acusava antes, acredito que trocando a sonda o carro vai melhorar ainda mais seu rendimento, não sei se é coisa da minha cabeça mas o carro já parece estar bem melhor, pois achei que melhorou seu consumo e tempo de resposta na aceleração.
O mecanico me orientou a fazer a troca do óleo um pouco antes de vencer a kilometragem, será que na próxima troca posso fazer mais uma vez o flushing só para garantir que continue assim?
lcruz- Mensagens : 2
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Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Show de bola Lcruz ! que bom que teve uma experiência satisfatória e espero que resolutiva. Não deixe de contar pra gente qual foi o produto usado, já que deu tão certo. Aproveitando, tem pessoas com problemas no tensionador da corrente de comando, se possível nos informe qual o foi o custo do serviço já que você trocou esta peça (peça - mão de obra - dias parados).
No mais, não é coisa da sua cabeça não, o carro ficar mais esperto, veloz, e econômico. Na minha experiência, eu sai dos absurdos 6km/l para 8km/l na cidade com ar ligado. Informo que o meu é a versão aspirado. Mas creio que a turbo chegue a números bem próximos.
Quanto a fazer mais vezes o processo, acho que isso vai de cada um, ou cada carro. No meu caso, sigo uma lógica. Observo a carbonização do óleo (cor escura). Então se o carro esta ok, e o óleo pouco contaminado, entendo que não há nada a ser limpo. Já se for o contrário, então faço o processo. Detalhe, sempre troco o óleo pouco antes do prazo como bem falou seu mecânico.
No mais, é isso ai Lcruz ! fico feliz com o bom resultado, e principalmente por ter voltado ao fórum com seu relato. Pois são as experiências de todos (boas ou não) e informações que enriquecem o fórum e ajudam a muitos. Abçs !
No mais, não é coisa da sua cabeça não, o carro ficar mais esperto, veloz, e econômico. Na minha experiência, eu sai dos absurdos 6km/l para 8km/l na cidade com ar ligado. Informo que o meu é a versão aspirado. Mas creio que a turbo chegue a números bem próximos.
Quanto a fazer mais vezes o processo, acho que isso vai de cada um, ou cada carro. No meu caso, sigo uma lógica. Observo a carbonização do óleo (cor escura). Então se o carro esta ok, e o óleo pouco contaminado, entendo que não há nada a ser limpo. Já se for o contrário, então faço o processo. Detalhe, sempre troco o óleo pouco antes do prazo como bem falou seu mecânico.
No mais, é isso ai Lcruz ! fico feliz com o bom resultado, e principalmente por ter voltado ao fórum com seu relato. Pois são as experiências de todos (boas ou não) e informações que enriquecem o fórum e ajudam a muitos. Abçs !
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Boa Noite
Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente
Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente
Ricardo Barbosa Xavier- Mensagens : 3
Pontos : 3919
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Localização : Taubaté
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Comprei a junta da tampa de valvulas Rs 35,00 e a junta do carter 55,00, vou fazer este serviço este final de semana, nao e pela questao de preço mas ainda prefiro este metodo mais convencional de limpeza.
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços
Ricardo Barbosa Xavier- Mensagens : 3
Pontos : 3919
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 57
Localização : Taubaté
Pyroil Engine Flush
Olá amigos, partilhando minha experiência. Meu Passat é um 99, 1.8 T. 179 mil km originais. Já vinha perdendo rendimento a algum tempo, já tinha até planos de trocar a turbina, pensando que a culpa era da coitada. Ontem resolvi seguir as dicas aqui do fórum e usei o tal anti-flush. Como não encontrei o STP, usei o Pyroil Engine Flush. Esse fica 5 minutos dentro do motor ligado, deixamos até passar um pouquinho mais. O que saiu lá de dentro não era óleo, era uma água grossa. O produto é de 1 litro. E aproveitei pra trocar todos os filtros possíveis. O carro ficou novo pra andar. Tá subindo o giro rápido, desempenho como antes, até o barulho do motor mudou. RECOMENDO. Ainda não fiz a média de consumo, mas antes ele já fazia 10 km/l na cidade, deve continuar.
jsapo2002- Mensagens : 4
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Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Beleza Ricardo, que sorte ter pego um Passat em tão bom estado e procedência (cuide bem dele !). Sobre usar o método convencional, enfim é mesmo uma questão de escolha, pois pelos testemunhos positivos aqui, acho que o assunto já ficou bem desmistificado e de que funciona, e claro cada caso é um caso. Quanto ao óleo, ao que me consta os dois que citou são semi-sintéticos (o Castrol Magnatec 10w40 não é 100% sintético, é semi). Então, 1-Se seu carro já usa essa gradação de óleo sem problema algum, continue com ela, não há motivo para mudar. 2-Como ambos são semi-sintéticos, eu sinceramente dou preferência maior ao Shell. Falo isso comparando um com o outro, e pela ótima experiência que tenho com os óleos Shell em todos carros que já tive. Evidente que caso ache um dessa gradação 100% sintético, ai a coisa muda de conversa, um totalmente sintético sempre será a melhor opção. 3-Uma dica, durante um tempo eu quis usar 100% sintético e cheguei a por um 5w 40, mas o óleo mostrou-se muito fino para um motor já bem amaciado (mais de 100 mil km), e não funcionou bem, tive que novamente subir a gradação e ficou tudo ok. Espero ter ajudado, e volte para nos contar como ficou o serviço na caranga, abçs !Ricardo Barbosa Xavier escreveu:Comprei a junta da tampa de valvulas Rs 35,00 e a junta do carter 55,00, vou fazer este serviço este final de semana, nao e pela questao de preço mas ainda prefiro este metodo mais convencional de limpeza.
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Pode falar jsapo2002, tá morrendo de rir agora né ?! É muito bom quando uma coisa simples resolve um problema que parece complicado ! E valeu a dica sobre mais um produto de bom resultado, assim temos mais opções, e como vi é da Valvoline, outra marca de renome no mercado. Diga quanto custou o produto ?. E aproveitando o post, compartilho com a galera algo que tenho visto comumente em sites e foruns gringos sobre os Passat. Todos são categóricos em dizer que é característica comum aos Passat, a formação de borra. Lógico que falam isso como que sendo uma característica do carro, não que outros carros não gerem, mas que nos Passat este é um problema peculiar. Logo, no meu intender, uma limpeza volta e meia vai bem. Abçs !jsapo2002 escreveu:Olá amigos, partilhando minha experiência. Meu Passat é um 99, 1.8 T. 179 mil km originais. Já vinha perdendo rendimento a algum tempo, já tinha até planos de trocar a turbina, pensando que a culpa era da coitada. Ontem resolvi seguir as dicas aqui do fórum e usei o tal anti-flush. Como não encontrei o STP, usei o Pyroil Engine Flush. Esse fica 5 minutos dentro do motor ligado, deixamos até passar um pouquinho mais. O que saiu lá de dentro não era óleo, era uma água grossa. O produto é de 1 litro. E aproveitei pra trocar todos os filtros possíveis. O carro ficou novo pra andar. Tá subindo o giro rápido, desempenho como antes, até o barulho do motor mudou. RECOMENDO. Ainda não fiz a média de consumo, mas antes ele já fazia 10 km/l na cidade, deve continuar.
SERÁ O MESMO PROBLEMA?
OLÁ, ACABEI DE ADQUIRIR UM PASSAT 1.8 20 V 98/99. ELE ESTÁ FAZENDO ESSE BARULHO DE MANHÃ, ANTES DO MOTOR ESQUENTAR. O PROBLEMA É QUE FICA ASSIM POR UNS 10, 12 MINUTOS. PODE O ÓLEO ESTA DEMORANDO TANTO ASSIM PARA LUBRIFICAR O SISTEMA? DESDE JÁ AGRADEÇO A RESPOSTA.
FLAVIO S MOURA- Mensagens : 2
Pontos : 3788
Data de inscrição : 15/11/2013
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Ricardo Barbosa Xavier escreveu:Boa Noite
Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente
Conversei com o meu mecânico de confiança, o cara além de manjar muito, é meu amigo.
E ele me disse mais ou menos a mesma coisa.
Disse que o produto da STP é meio controverso, mas não porque o produto seja ruim, mas porque as pessoas não sabem usar.
Disse que o indicado (e isso vem escrito até na lata) é ser usado como um meio preventivo, isto é, se vc conhece o carro e sabe que ele foi bem cuidado, com as trocas feitas nas épocas corretas e óleo de boa qualidade e que o motor não está muito sujo, pode fazer tranquilo.
Mas se vc não conhece a procedência do carro e nem sabe quando foi a última vez que foi feita a limpeza do motor, é melhor não usar.
Porque se o motor estiver muito sujo tem risco de soltar placas de borra, entupir o pescador e queimar a bomba de óleo.
E se isso acontecer, o motor vai fundir.
Ele disse que já viu motor travar e já viu motor ficar novo após o flushing com o produto da STP, mas tudo depende de quanta borra existia no motor.
Marquei hoje à tarde uma limpeza, depois volto para relatar o que foi feito.
Icemannet- Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Como disse em meu último post que iria levar o carro para fazer a limpeza e o mecânico fez um flushing.
O mecânico escolheu http://www.hennautomotive.com.br/produtos.html produto para o processo.
A limpeza é feita da seguinte forma: adiciona-se o produto ao cárter e deixa o motor funcionando por 3 horas.
De vez em quando dá umas aceleradas para o motor atingir 4 mil giros.
Depois de 3 horas abre o cárter e drena tudo de lá ainda quente, deixa escorrer bem para esgotar tudo o que estiver no cárter.
Troca o filtro e coloca óleo novo.
Li o pessoal dizendo que saiu granulado, bem, no meu não saiu nada granulado, se tive algo sólido dentro do motor, dissolveu tudo, porque só saiu um óleo grosso, bem grosso e preto.
Detalhe que checo o óleo todo sábado e na última vez estava bem claro.
O mecânico garantiu que não tem o menor risco de desgrudar placas de borra e entupir, porque o produto dissolve tudo mesmo, inclusive, não cheguei a abrir a tampa do motor, mas coloquei uma lanterna e dei uma olhada antes e estava meio sujo, depois do processo iluminei novamente e estava tudo brilhando, parecia cromado.
Ele disse que já fez o processo em vários veículos, incluindo mercedes e audis, além de que faz no carro dele também.
Ao que parece o carro está mais liso e macio.
Me falou que esse processo seria ideal ser feito a cada 40 mil km.
Perguntei sobre eventual ressecamento de borrachas e retentores e ele disse que isso é lenda.
O produto não resseca borracha nenhuma, o que pode acontecer é alguma borracha já estar ressecada e a borra estar tapando as fissuras e, quando faz o flushing, limpa a borracha que já está comprometida e começar vazar.
Mas isso não é um problema causado pelo flushing, mas sim um problema que já existe, mas que está mascarado pela borra.
O mecânico escolheu http://www.hennautomotive.com.br/produtos.html produto para o processo.
A limpeza é feita da seguinte forma: adiciona-se o produto ao cárter e deixa o motor funcionando por 3 horas.
De vez em quando dá umas aceleradas para o motor atingir 4 mil giros.
Depois de 3 horas abre o cárter e drena tudo de lá ainda quente, deixa escorrer bem para esgotar tudo o que estiver no cárter.
Troca o filtro e coloca óleo novo.
Li o pessoal dizendo que saiu granulado, bem, no meu não saiu nada granulado, se tive algo sólido dentro do motor, dissolveu tudo, porque só saiu um óleo grosso, bem grosso e preto.
Detalhe que checo o óleo todo sábado e na última vez estava bem claro.
O mecânico garantiu que não tem o menor risco de desgrudar placas de borra e entupir, porque o produto dissolve tudo mesmo, inclusive, não cheguei a abrir a tampa do motor, mas coloquei uma lanterna e dei uma olhada antes e estava meio sujo, depois do processo iluminei novamente e estava tudo brilhando, parecia cromado.
Ele disse que já fez o processo em vários veículos, incluindo mercedes e audis, além de que faz no carro dele também.
Ao que parece o carro está mais liso e macio.
Me falou que esse processo seria ideal ser feito a cada 40 mil km.
Perguntei sobre eventual ressecamento de borrachas e retentores e ele disse que isso é lenda.
O produto não resseca borracha nenhuma, o que pode acontecer é alguma borracha já estar ressecada e a borra estar tapando as fissuras e, quando faz o flushing, limpa a borracha que já está comprometida e começar vazar.
Mas isso não é um problema causado pelo flushing, mas sim um problema que já existe, mas que está mascarado pela borra.
Icemannet- Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Só para dar uma atualizada.
Uma semana depois do flushing, posso dizer que o carro ficou mais silencioso.
Notei três mudanças: ficou mais silencioso, tanto que dentro do carro com os vidros fechados não é possível ouvir o motor funcionando, esses dias até me confundi, pq minha esposa me esperava dentro do carro e o motor estava ligado, entrei e nem percebi que o motor estava ligado, tanto que acionei a ignição para dar partida e, consequentemente, desliguei.
O consumo diminuiu, passou a fazer 7km/l na cidade.
Ficou muito mais fácil na primeira partida do dia, não que eu tivesse algum problema antes, mas agora é bater e pegar, parece que o motor nem gira.
Não sei se isso é devido ao flushing ou a outros fatores, até pq também adicionei militec e coloquei velas de iridium, também voltei a usar gasolina comum.
Mas o passat ficou mais legal, só de ficar silencioso, já é uma vantagem, adoro carro silencioso. Para mim, quanto menos barulho fizer, melhor o carro.
Uma semana depois do flushing, posso dizer que o carro ficou mais silencioso.
Notei três mudanças: ficou mais silencioso, tanto que dentro do carro com os vidros fechados não é possível ouvir o motor funcionando, esses dias até me confundi, pq minha esposa me esperava dentro do carro e o motor estava ligado, entrei e nem percebi que o motor estava ligado, tanto que acionei a ignição para dar partida e, consequentemente, desliguei.
O consumo diminuiu, passou a fazer 7km/l na cidade.
Ficou muito mais fácil na primeira partida do dia, não que eu tivesse algum problema antes, mas agora é bater e pegar, parece que o motor nem gira.
Não sei se isso é devido ao flushing ou a outros fatores, até pq também adicionei militec e coloquei velas de iridium, também voltei a usar gasolina comum.
Mas o passat ficou mais legal, só de ficar silencioso, já é uma vantagem, adoro carro silencioso. Para mim, quanto menos barulho fizer, melhor o carro.
Icemannet- Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Comprei um flushi hj vamos ver q bixo da
marcao91- Mensagens : 60
Pontos : 3624
Data de inscrição : 07/07/2014
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Só não esquece de vir relatar o resultado para nos manter informados.
Abraço e boa sorte.
Abraço e boa sorte.
Icemannet- Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014
Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.
Coloquei o flushi onten deixei agindo com o motor ligado por cerca de 12 min pq tava ansioso para ver o resultado quando dealiguei o motor e retirei o oleo confesso q ainda naum avia mi deparado com um oleo tao impuro assim tao preto tava horrivel substitui o filtro de oleo q diga-se de passagem estava em péssimo estado deixei uns 2 min sem mexe pra sair o maximo de oleo possivel q novamente digo estava horrivel nossa mae o antigo dono do meu alemãozinho judiava dele em todo oleo escorido pronto coloquei o filtro novo de 3/4 e coloquei o oleo novo como meu passat e 94 usei o q ele ja estava usando anteriormente oleo mineral 20w50 confesso q mos preeiros 15 min senti o varro mais preso mais isso mudou e ele voltou ao normal eu gostei do resultado vamos ver quanto ao consulmo q muitos amigos aki do forum disseram q melhorou so tive uma ma noticia quando eu entrei embaixo do carro pra soltar o bujao de oleo descobri um vazamento no meu carro vou mandar hj msm ao mecanico para descobrir de onde e vo aproveitar toca a correia dentada a correia liza e o filtro de combustivel ai sim meu alemãozinho vai fica file obrigado e espero q minha experiência possa ter ajudado a tirar dúvidas
marcao91- Mensagens : 60
Pontos : 3624
Data de inscrição : 07/07/2014
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