PASSAT ALEMÃO FÓRUM CLUBE BRASIL
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

+10
Ricardo Barbosa Xavier
lcruz
guinobre
felipecortesia2012
marcos hamdayne
Diego MArtins
SILVIO_VR6
rtsurfer
Palozo
Admin
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Admin Qui Jun 06, 2013 10:10 am

Olá Lcruz, por favor relate sua experiência depois pra nós, inclusive dizendo se houve outras trocas de peças ou os produtos que usou, quanto mais informação melhor pra todos, assim o fórum cresce e ajuda muitos, abçs !

lcruz escreveu:Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Flushing

Mensagem  lcruz Qua Jun 12, 2013 6:47 am

Admin escreveu:Olá Lcruz, por favor relate sua experiência depois pra nós, inclusive dizendo se houve outras trocas de peças ou os produtos que usou, quanto mais informação melhor pra todos, assim o fórum cresce e ajuda muitos, abçs !

lcruz escreveu:Olá amigos, estou me cadastrando agora pois vi que vocês tem o mesmo problema que eu, meu passat 1.8 turbo ano 2001 faz um barulho somente em marcha lenta, a 900 giros, quando acelero um pouco a 1000 giros o barulho já some, levei no mecanico e ja fiz varios serviços, limpeza do pescador, troca da bomba de óleo, abriu em cima para trocar os esticadores da corrente de comando, mas não resolveu o problema, agora levei em outro mecanico que informou que o carro está perdendo a pressão do motor quando quente e por isso deveria fazer o motor por inteiro pois estaria perdendo óleo em algum lugar, não estou confortável com isso, o motor não parece estar ruim, de fato o carro está meio fraco, mas é muito bem cuidado e muito lindo também, gosto muito dele e não desanimo para deixa-lo zerado, resolvi que vou tentar fazer o Flushing e ver que resultado terei, e assim que possível passo a informação do resultado.

Olá, como já havia dito eu levei o carro no dia seguinte após me cadastrar, fui a uma loja especializada em troca de óleo, não encontrei o flush da STP, mas fiz com um de outra marca, não me lembro qual no momento, encostei o carro ele adicionou 500 ml do flush, deixei o carro funcionando por 25 minutos, em seguida foi esgotado todo o óleo e retirado o filtro e esgotado também, após o esgotamento, foi adicionado 03 litros de óleo da oficina no motor e retornou o filtro velho, deixei o carro funcionando mais 05 minutos por orientação do próprio mecanico, foi esgotado novamente o óleo e retirado o filtro usado, só então foi adicionado o óleo novo mais filtro novo, e para minha surpresa o barulho parou, confesso que ainda estou com receio do barulho voltar mas já fiz uma viajem para o litoral peguei trecho de serra (serra de Ubatuba) e até agora o barulho não retornou. Para ficar filé ainda preciso trocar a sonda lambda 1, pois passei o raster e ele acusa falha, mas isso já acusava antes, acredito que trocando a sonda o carro vai melhorar ainda mais seu rendimento, não sei se é coisa da minha cabeça mas o carro já parece estar bem melhor, pois achei que melhorou seu consumo e tempo de resposta na aceleração.
O mecanico me orientou a fazer a troca do óleo um pouco antes de vencer a kilometragem, será que na próxima troca posso fazer mais uma vez o flushing só para garantir que continue assim?

lcruz

Mensagens : 2
Pontos : 3950
Data de inscrição : 06/06/2013
Idade : 47
Localização : Pindamonhangaba - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Admin Qua Jun 12, 2013 3:59 pm

Show de bola Lcruz ! que bom que teve uma experiência satisfatória e espero que resolutiva. Não deixe de contar pra gente qual foi o produto usado, já que deu tão certo. Aproveitando, tem pessoas com problemas no tensionador da corrente de comando, se possível nos  informe qual o foi o custo do serviço já que você trocou esta peça (peça - mão de obra - dias parados). 

No mais, não é coisa da sua cabeça não, o carro ficar mais esperto, veloz, e econômico. Na minha experiência, eu sai dos absurdos 6km/l para 8km/l na cidade com ar ligado. Informo que o meu é a versão aspirado. Mas creio que a turbo chegue a números bem próximos.

Quanto a fazer mais vezes o processo, acho que isso vai de cada um, ou cada carro. No meu caso, sigo uma lógica. Observo a carbonização do óleo (cor escura). Então se o carro esta ok, e o óleo pouco contaminado, entendo que não há nada a ser limpo. Já se for o contrário, então faço o processo. Detalhe, sempre troco o óleo pouco antes do prazo como bem falou seu mecânico.

No mais, é isso ai Lcruz ! fico feliz com o bom resultado, e principalmente por ter voltado ao fórum com seu relato. Pois são as experiências de todos (boas ou não) e informações que enriquecem o fórum e ajudam a muitos. Abçs !
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Ricardo Barbosa Xavier Seg Ago 12, 2013 11:56 pm

Boa Noite

Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente

Ricardo Barbosa Xavier

Mensagens : 3
Pontos : 3919
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 57
Localização : Taubaté

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Ricardo Barbosa Xavier Ter Ago 13, 2013 12:06 am

Comprei a junta da tampa de valvulas Rs 35,00 e a junta do carter 55,00, vou fazer este serviço este final de semana, nao e pela questao de preço mas ainda prefiro este metodo mais convencional de limpeza.
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços

Ricardo Barbosa Xavier

Mensagens : 3
Pontos : 3919
Data de inscrição : 12/07/2013
Idade : 57
Localização : Taubaté

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Pyroil Engine Flush

Mensagem  jsapo2002 Ter Ago 13, 2013 9:21 am

Olá amigos, partilhando minha experiência. Meu Passat é um 99, 1.8 T. 179 mil km originais. Já vinha perdendo rendimento a algum tempo, já tinha até planos de trocar a turbina, pensando que a culpa era da coitada. Ontem resolvi seguir as dicas aqui do fórum e usei o tal anti-flush. Como não encontrei o STP, usei o Pyroil Engine Flush. Esse fica 5 minutos dentro do motor ligado, deixamos até passar um pouquinho mais. O que saiu lá de dentro não era óleo, era uma água grossa. O produto é de 1 litro. E aproveitei pra trocar todos os filtros possíveis. O carro ficou novo pra andar. Tá subindo o giro rápido, desempenho como antes, até o barulho do motor mudou. RECOMENDO. Ainda não fiz a média de consumo, mas antes ele já fazia 10 km/l na cidade, deve continuar.

jsapo2002

Mensagens : 4
Pontos : 4358
Data de inscrição : 02/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Admin Ter Ago 13, 2013 11:07 am

Ricardo Barbosa Xavier escreveu:Comprei a junta da tampa de valvulas Rs 35,00 e a junta do carter 55,00, vou fazer este serviço este final de semana, nao e pela questao de preço mas ainda prefiro este metodo mais convencional de limpeza.
Qual oleo devo usar no passat 1.8 20V Aspirado, no manual esta informaçao nao e muito clara, estou usando atualmente o Shell Helix H7 semi sintetico 10W40 mas nao sei se e o correto, posso usar o sintetico? O mecanico me recomendou o Castrol Magnatec 10W40 Sintetico
Abços
Beleza Ricardo, que sorte ter pego um Passat em tão bom estado e procedência (cuide bem dele !). Sobre usar o método convencional, enfim é mesmo uma questão de escolha, pois pelos testemunhos positivos aqui, acho que o assunto já ficou bem desmistificado e de que funciona, e claro cada caso é um caso. Quanto ao óleo, ao que me consta os dois que citou são semi-sintéticos (o Castrol Magnatec 10w40 não é 100% sintético, é semi). Então, 1-Se seu carro já usa essa gradação de óleo sem problema algum, continue com ela, não há motivo para mudar. 2-Como ambos são semi-sintéticos, eu sinceramente dou preferência maior ao Shell. Falo isso comparando um com o outro, e pela ótima experiência que tenho com os óleos Shell em todos carros que já tive. Evidente que caso ache um dessa gradação 100% sintético, ai a coisa muda de conversa, um totalmente sintético sempre será a melhor opção. 3-Uma dica, durante um tempo eu quis usar 100% sintético e cheguei a por um 5w 40, mas o óleo mostrou-se muito fino para um motor já bem amaciado (mais de 100 mil km), e não funcionou bem, tive que novamente subir a gradação e ficou tudo ok. Espero ter ajudado, e volte para nos contar como ficou o serviço na caranga, abçs !
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Admin Ter Ago 13, 2013 11:41 am

jsapo2002 escreveu:Olá amigos, partilhando minha experiência. Meu Passat é um 99, 1.8 T. 179 mil km originais. Já vinha perdendo rendimento a algum tempo, já tinha até planos de trocar a turbina, pensando que a culpa era da coitada. Ontem resolvi seguir as dicas aqui do fórum e usei o tal anti-flush. Como não encontrei o STP, usei o Pyroil Engine Flush. Esse fica 5 minutos dentro do motor ligado, deixamos até passar um pouquinho mais. O que saiu lá de dentro não era óleo, era uma água grossa. O produto é de 1 litro. E aproveitei pra trocar todos os filtros possíveis. O carro ficou novo pra andar. Tá subindo o giro rápido, desempenho como antes, até o barulho do motor mudou. RECOMENDO. Ainda não fiz a média de consumo, mas antes ele já fazia 10 km/l na cidade, deve continuar.
Pode falar jsapo2002, tá morrendo de rir agora né ?! É muito bom quando uma coisa simples resolve um problema que parece complicado ! E valeu a dica sobre mais um produto de bom resultado, assim temos mais opções, e como vi é da Valvoline, outra marca de renome no mercado. Diga quanto custou o produto ?. E aproveitando o post, compartilho com a galera algo que tenho visto comumente em sites e foruns gringos sobre os Passat. Todos são categóricos em dizer que é característica comum aos Passat, a formação de borra. Lógico que falam isso como que sendo uma característica do carro, não que outros carros não gerem, mas que nos Passat este é um problema peculiar. Logo, no meu intender, uma limpeza volta e meia vai bem. Smile Abçs !
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 106
Pontos : 4805
Data de inscrição : 07/06/2011

https://passatalemaoclubebr.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty SERÁ O MESMO PROBLEMA?

Mensagem  FLAVIO S MOURA Sex Nov 15, 2013 2:36 pm

OLÁ, ACABEI DE ADQUIRIR UM PASSAT 1.8 20 V 98/99. ELE ESTÁ FAZENDO ESSE BARULHO DE MANHÃ, ANTES DO MOTOR ESQUENTAR. O PROBLEMA É QUE FICA ASSIM POR UNS 10, 12 MINUTOS. PODE O ÓLEO ESTA DEMORANDO TANTO ASSIM PARA LUBRIFICAR O SISTEMA? DESDE JÁ AGRADEÇO A RESPOSTA. Surprised

FLAVIO S MOURA

Mensagens : 2
Pontos : 3788
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Icemannet Sex Abr 11, 2014 9:30 am

Ricardo Barbosa Xavier escreveu:Boa Noite

Comprei um Passat 99 1.8 20V muitissimo conservado de um senhor de 86 anos (unico dono)o carro esta com 106.000 Km e  muito bom, estou muito satisfeito com o carro, como ja e um carro com 14 anos de uso conprei as correias para troca eao levar ao mecanico para agendar o serviço ele retirou a tampa do oleo e verificou que a parte de cima esta apresentando muita borra e que era melhor eu programar uma limpeza no motor para evitar problemas de lubrificaçao, comentei com ele se poderia fazer um flushing no motor para limpeza e o que ele me explicou e que dependendo da borra pode acontecer da mesma se soltar em pedaços maiires e acabar comprometendo o filtro e pescador e o melhor seria retirar a tampa de valvula e cabeçote, limpar com descarbonizante com pincel e depiis varetar todas as aberturas de passagem de oleo para lubrificaçao evitando se assim qquer canaliculo entupido, pescador e bomba de oleo, achwi muito coerente

Conversei com o meu mecânico de confiança, o cara além de manjar muito, é meu amigo.
E ele me disse mais ou menos a mesma coisa.

Disse que o produto da STP é meio controverso, mas não porque o produto seja ruim, mas porque as pessoas não sabem usar.
Disse que o indicado (e isso vem escrito até na lata) é ser usado como um meio preventivo, isto é, se vc conhece o carro e sabe que ele foi bem cuidado, com as trocas feitas nas épocas corretas e óleo de boa qualidade e que o motor não está muito sujo, pode fazer tranquilo.
Mas se vc não conhece a procedência do carro e nem sabe quando foi a última vez que foi feita a limpeza do motor, é melhor não usar.
Porque se o motor estiver muito sujo tem risco de soltar placas de borra, entupir o pescador e queimar a bomba de óleo.
E se isso acontecer, o motor vai fundir.
Ele disse que já viu motor travar e já viu motor ficar novo após o flushing com o produto da STP, mas tudo depende de quanta borra existia no motor.

Marquei hoje à tarde uma limpeza, depois volto para relatar o que foi feito.

Icemannet

Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Icemannet Dom Abr 13, 2014 4:24 pm

Como disse em meu último post que iria levar o carro para fazer a limpeza e o mecânico fez um flushing.
O mecânico escolheu http://www.hennautomotive.com.br/produtos.html produto para o processo.

A limpeza é feita da seguinte forma: adiciona-se o produto ao cárter e deixa o motor funcionando por 3 horas.
De vez em quando dá umas aceleradas para o motor atingir 4 mil giros.
Depois de 3 horas abre o cárter e drena tudo de lá ainda quente, deixa escorrer bem para esgotar tudo o que estiver no cárter.
Troca o filtro e coloca óleo novo.

Li o pessoal dizendo que saiu granulado, bem, no meu não saiu nada granulado, se tive algo sólido dentro do motor, dissolveu tudo, porque só saiu um óleo grosso, bem grosso e preto.
Detalhe que checo o óleo todo sábado e na última vez estava bem claro.
O mecânico garantiu que não tem o menor risco de desgrudar placas de borra e entupir, porque o produto dissolve tudo mesmo, inclusive, não cheguei a abrir a tampa do motor, mas coloquei uma lanterna e dei uma olhada antes e estava meio sujo, depois do processo iluminei novamente e estava tudo brilhando, parecia cromado.
Ele disse que já fez o processo em vários veículos, incluindo mercedes e audis, além de que faz no carro dele também.
Ao que parece o carro está mais liso e macio.

Me falou que esse processo seria ideal ser feito a cada 40 mil km.
Perguntei sobre eventual ressecamento de borrachas e retentores e ele disse que isso é lenda.
O produto não resseca borracha nenhuma, o que pode acontecer é alguma borracha já estar ressecada e a borra estar tapando as fissuras e, quando faz o flushing, limpa a borracha que já está comprometida e começar vazar.
Mas isso não é um problema causado pelo flushing, mas sim um problema que já existe, mas que está mascarado pela borra.

Icemannet

Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Icemannet Ter Abr 22, 2014 3:54 pm

Só para dar uma atualizada.
Uma semana depois do flushing, posso dizer que o carro ficou mais silencioso.
Notei três mudanças: ficou mais silencioso, tanto que dentro do carro com os vidros fechados não é possível ouvir o motor funcionando, esses dias até me confundi, pq minha esposa me esperava dentro do carro e o motor estava ligado, entrei e nem percebi que o motor estava ligado, tanto que acionei a ignição para dar partida e, consequentemente, desliguei.
O consumo diminuiu, passou a fazer 7km/l na cidade.
Ficou muito mais fácil na primeira partida do dia, não que eu tivesse algum problema antes, mas agora é bater e pegar, parece que o motor nem gira.

Não sei se isso é devido ao flushing ou a outros fatores, até pq também adicionei militec e coloquei velas de iridium, também voltei a usar gasolina comum.
Mas o passat ficou mais legal, só de ficar silencioso, já é uma vantagem, adoro carro silencioso. Para mim, quanto menos barulho fizer, melhor o carro.

Icemannet

Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  marcao91 Qua Jul 09, 2014 11:52 am

Comprei um flushi hj vamos ver q bixo da

marcao91

Mensagens : 60
Pontos : 3624
Data de inscrição : 07/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Icemannet Qui Jul 10, 2014 9:04 am

Só não esquece de vir relatar o resultado para nos manter informados.
Abraço e boa sorte.

Icemannet

Mensagens : 60
Pontos : 3763
Data de inscrição : 20/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 9:32 am

Coloquei o flushi onten deixei agindo com o motor ligado por cerca de 12 min pq tava ansioso para ver o resultado Smile quando dealiguei o motor e retirei o oleo confesso q ainda naum avia mi deparado com um oleo tao impuro assim tao preto tava horrivel substitui o filtro de oleo q diga-se de passagem estava em péssimo estado deixei uns 2 min sem mexe pra sair o maximo de oleo possivel q novamente digo estava horrivel nossa mae o antigo dono do meu alemãozinho judiava dele em todo oleo escorido pronto coloquei o filtro novo de 3/4 e coloquei o oleo novo como meu passat e 94 usei o q ele ja estava usando anteriormente oleo mineral 20w50 confesso q mos preeiros 15 min senti o varro mais preso mais isso mudou e ele voltou ao normal eu gostei do resultado vamos ver quanto ao consulmo q muitos amigos aki do forum disseram q melhorou so tive uma ma noticia quando eu entrei embaixo do carro pra soltar o bujao de oleo descobri um vazamento no meu carro vou mandar hj msm ao mecanico para descobrir de onde e vo aproveitar toca a correia dentada a correia liza e o filtro de combustivel ai sim meu alemãozinho vai fica file obrigado e espero q minha experiência possa ter ajudado a tirar dúvidas

marcao91

Mensagens : 60
Pontos : 3624
Data de inscrição : 07/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing. - Página 2 Empty Re: Barulho de tucho, Borra, e o tal Flushing.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos