Como ter um carro alemão

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Como ter um carro alemão

Mensagem  Bimmer em Qua Maio 20, 2015 8:59 pm

Salve amigos passateiros!

Após muito tempo "tomando na cabeça", estudando muito nos sites estrangeiros, comprando peças erradas, "economizando" com peças paralelas compradas no Mercado Livre acabei aprendendo algumas coisas que gostaria de compartilhar com vocês. Apenas a título de informação, nos últimos 10 anos tive 1 Mercedes, 2 BMWs, 1 Audi e finalmente "casei" com um Passat 99 (3 anos com ele). Posso dizer que seí bem como é ter um carro alemão no Brasil.

Dica preciosa: Estude
Isso mesmo, estude o máximo que puder o seu carro. Isso evitará que mecânicos "achistas" estraguem seu carro alemão e evitará que você compre peças erradas. Se você domina o inglês participe dos fóruns estrangeiros. Infelizmente a quantidade de informações compartilhadas no Brasil é muito escassa e poucos são os fóruns especializados (Parabéns ao "Passatalemaoclubebr" por esta iniciativa!). Se você não domina o inglês então use o tradutor do Google. Seguem os principais fóruns sobre o Passat:

passatworld.com/forums
ukpassats.co.uk

Peças originais ou paralelas?
Se você optou por comprar um carro alemão, não economize na qualidade das peças. Muitas vezes surge o dilema: o carro é antigo, está rodado, devo colocar peças originais ou paralelas? A resposta é simples: se o seu Passat está muito judiado livre-se dele e tenha paz, do contrário será um poço sem fim. Use peças paralelas apenas para manter o carro rodando. Se o seu Passat está em boas condições e você já "casou" com ele ou pretende ficar um bom tempo então use peças originais sempre que possível. Você irá gastar muito mais, mas ganhará em longevidade e economizará a longo prazo. Não se esqueça que uma única peça ruim pode colocar em risco todo o conjunto (ex: suspensão, polias). No Brasil o preço das peças originais é simplesmente absurdo! A melhor solução para isto é comprar nos USA e mandar vir pelo Correio (evite courier como DHL ou Fedex). Mesmo pagando os impostos de importação acaba saindo bem mais barato. Porém o único risco é comprar a peça errada, por isso volto a dizer: estude e tenha certeza dos PNs (part numbers), estude, estude e estude! Existem peças originais mas também algumas marcas paralelas de primeiríssima linha como a Lemforder. Recentemente comprei uma bomba d'água da HEPU (alemã) com eixo e hélice de metal, sendo que a original VW não era de metal e com o tempo o eixo pode soltar. Cuidado com as peças do Mercado Livre, a grande maioria é de terceira e até quarta linha fabricadas na China. Muito cuidado com o código do seu motor, existem muitos Passats no Brasil que não foram vendidos nos USA, por isso cuidado para não comprar a peça errada lá (basta pesquisar e usar o PN correto). Algumas peças só existem na Alemanha e Reino Unido (ex: bicos injetores). Resumo: tem que ter amor pelo carro, do contrário opte por um nacional. Seguem as dicas:

Catálogo on-line de peças e de fácil consulta:
partsbase.org/vw/passat-variant-pa-br
(preste sempre atenção ao código do motor)

A melhor loja que existe para comprar nos USA:
fcpeuro.com

Também existe muita coisa no Ebay:
ebay.com

E tem também o Ebay no Reino Unido:
ebay.co.uk

Faça manutenção preventiva sempre
É aquela velha história: "Carro alemão tem qualidade e por isso não dá defeito". Dá defeito sim, é só cuidar mal dele. A manutenção preventiva evita muitos gastos desnecessários.
- Use óleo 100% sintético pelo menos até os 200.000 Km.
- Abra o cárter e tire qualquer borra. Motor se lava com trocas de óleo, evite flushes.
- Troque sempre os filtros de óleo, gasolina e ar em períodos curtos (5.000 Km).
- Não esqueça dos filtros do câmbio e da direção hidráulica a cada 50.000 Km.
- Troque sempre as velas a cada 15.000 Km.
- Troque fluído de freios a cada 18 meses.
- Troque fluído de arrefecimento a cada 12 meses (não use água da torneira com cloro!)
- Troque correias, rolamentos e polias a cada 80.000 Km.
- Limpe os bicos a cada 15.000 Km (culpa da nossa gasolina).
- Troque a sonda Lambda a cada 80.000 Km.
- Troque as juntas da tampa de válvulas sempre que ressecar.
- Troque a bomba de água e mangueiras a cada 100.000 Km.
- Troque os coxins de motor e câmbio a cada 50.000 Km.
- Faça rodízio dos pneus a cada 5000 Km.
- Ligue o A/C pelo menos 1 vez ao mês para não prejudicar o compressor.

Isso foi o que eu lembrei de cabeça. Quando tiver mais tempo completo a lista. Mas se você quer ter um carro alemão, você terá qualidade, porém não esqueça de que essa qualidade "custa".

Espero ter contribuído.

Abraço!

Bimmer

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Re: Como ter um carro alemão

Mensagem  Admin em Sex Jun 12, 2015 12:17 pm

Excelente post Bimmer ! realmente pra se ter carros como estes que falou no Brasil, é preciso adquirir conhecimento, e aprender a compartilha-lo, para não ficar dando cabeçadas por ai, e uma vez perdendo dinheiro e paciência, desanimar. Dai a importância de ao se postar um problema/duvida aqui (ou em outro fórum qualquer), é depois que ache a solução, volte ao fórum e responda qual foi a solução encontrada, fazendo isso de forma didática, no sentido de guiar outras pessoas que vierem a ter o mesmo problema, ou seja: AJUDE também ! a receita aplicada aqui é simples e antiga, "Faça ao seu próximo o que gostaria que fizessem à ti". Abçs ! Very Happy
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Re: Como ter um carro alemão

Mensagem  Heber em Sex Jul 31, 2015 7:48 am


Complementando o excelente post do nosso camarada, segue link, em ingles , com boas dicas e esquemas do passat B5:

guia vaglinks

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Intenção adquirir Passat 2010

Mensagem  Rasec302 em Sex Abr 22, 2016 4:43 pm

Boa tarde.
Acabei de entrar nesse clube, admiro e muito o Passat, mesmo usado eu vejo que ele entrega muito mais conforto e segurança do que a maioria dos carros 0Km.
Gostaria de parabenizar o Bimmer por suas explicações e dicas, que muito me ajudaram.
Atualmente tenho um Polo Hatch 2008 e sempre gostei do design dos carros alemães.
Sempre fui apaixonado por Passat, acho um carro incrível e completo, apesar de ter uma grande desvalorização aqui no Brasil, por ter peças com preços astronômicos e profissionais pobre de conhecimento quanto a tecnologia deste veículo.
Pretendo adquirir um modelo 2010 Comfortline e minha grande dúvida é a parte da manutenção e compra de peças.
Algum dos senhores poderiam me ajudar sobre essa aquisição? Penso em ter como carro de passeio, pois para uso no dia a dia não seria racional. Concordam?
Desde já agradeço a todos.

Rasec302

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Re: Como ter um carro alemão

Mensagem  korekore17 em Qua Maio 11, 2016 11:52 am

Muito bom, mas qual o valor, a base da manutenção preventiva em dinheiro ?

korekore17

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Re: Como ter um carro alemão

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