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Velas Iridium

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Icemannet
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Mensagem  Icemannet Ter Fev 25, 2014 9:13 am

Bom dia a todos.
Já ouviram falar nas velas de iridium?

Pois bem, só ouço coisas boas a respeito dessas velas, inclusive que é especialmente indicada para veículos com motores de alta compressão, como os do passat.
Inclusive, dizem que a dobradinha vela de iridium + gasolina podium realmente melhoram o funcionamento do motor.
Até onde pesquisei as maiores vantagens são: melhor combustão da mistura ar + combustível, resultando em mais eficiência e potência (tendo em mente que ninguém vai ganhar 10 cavalos a mais apenas trocando as velas) e menor consumo; durabilidade, segundo o fabricante, a vela dura cerca de 5x mais que as normais, podendo ultrapassar facilmente os 100 mil km.

Estou entre duas, a denso e a ngk.
A diferença de preço entre ambas, aqui no Brasil, é de apenas R$ 10,00 (cada).

E então, o que acham? Vale a pena colocar velas de iridium no Passat?


PS. ia postar os links com os produtos, mas não sou autorizado a postar links aqui no fórum.

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Mensagem  Admin Qua Mar 19, 2014 11:55 am

Olá Icemanet, sobre as velas realmente as iridium atualmente são só elogios, quanto a denso ou ngk, ambas são muitos boas. Tenho ouvido particularmente bons comentários sobre as denso. No mais, basta usar a mesma indicada pro veículo, respeitando o grau térmico, e distancia dos eletrodos, e sem exageros no torque de aperto. Detalhe, a unica observação que ouvi à respeito, não sei se procede, é que são mais sensíveis ao álcool. Porém em tese todas são.

Sobre postar links, informo que não existem usuários no fórum com esta proibição, dê uma checada na régua acima do campo de postagem que você achará botões pra links, videos, fotos, etc. Abçs ! E nos conte após trocar as velas o que tem achado. Very Happy 
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Mensagem  RCPFirst Qui Mar 20, 2014 4:04 pm

Boa tarde;

Nunca utilizei velas iridium, porém já pesquisei muito a respeito.

Elas tem o eletrodo mais fino, e a centelha dela é maior que a convencional por ter mais espaço nas laterais do eletrodo, menos sujeita a ficar com depósitos da queima no eletrodo. Com uma maior centelha a queima de combustível fica melhor, aumentando potência e economia.

Realmente, o álcool ataca os materiais dela, causando corrosão, podendo durar menos que as velas normais, mas na gasolina ela dura mais que as outras.

Em pesquisas em outros fóruns indicam mais as denso que as ngk

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Mensagem  krepski Qui Abr 03, 2014 9:34 pm

RCPFirst escreveu:Boa tarde;

Nunca utilizei velas iridium, porém já pesquisei muito a respeito.

Elas tem o eletrodo mais fino, e a centelha dela é maior que a convencional por ter mais espaço nas laterais do eletrodo, menos sujeita a ficar com depósitos da queima no eletrodo. Com uma maior centelha a queima de combustível fica melhor, aumentando potência e economia.

Realmente, o álcool ataca os materiais dela, causando corrosão, podendo durar menos que as velas normais, mas na gasolina ela dura mais que as outras.

Em pesquisas em outros fóruns indicam mais as denso que as ngk

Amigos, onde encontro um jogo de velas pro meu Passat 2.0 TSI 2007 ???

Andei pesquisando e o jogo de velas que ele usa custa em torno de R$ 270,00 o que é um absurdo, tendo em vista que um jogo de velas dos carros comuns custam em torno de R$ 80,00...

As velas do FOX novo se não estou enganado são bem parecidas (aquelas que tem o eletrodo bem fininho na ponta) mas disseram que não aguentam a temperatura do motor Turbo e queimam rapidamente. Alguém sabe de algum lugar que vendam o jogo de velas próprio para ele com um preço não tão abusivo???

OBS.: Recentemente comprei um filtro de Ar pro meu Passat, foi um sacrifício pra achar e o preço é indecente (Paguei R$ 115,00) pelo filtro, também achei um absurdo levando em consideração que um filtro de ar de "carros comuns" custam em torno de R$ 20,00 a R$ 30,00 e todos são feitos do mesmo material, ou seja, papelão e aquela borracha de silicone em volta... porque cobrar tão caro por um filtro de ar só porque é de um Passat ???

Desse jeito vou acabar desanimando da minha nave e passar ele na "gaita"... não tem bolso que aguente manter o "bicho"... rsrsrsrsrsrsr

krepski

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Mensagem  RCPFirst Qui Abr 03, 2014 11:07 pm

krepski escreveu:
RCPFirst escreveu:Boa tarde;

Nunca utilizei velas iridium, porém já pesquisei muito a respeito.

Elas tem o eletrodo mais fino, e a centelha dela é maior que a convencional por ter mais espaço nas laterais do eletrodo, menos sujeita a ficar com depósitos da queima no eletrodo. Com uma maior centelha a queima de combustível fica melhor, aumentando potência e economia.

Realmente, o álcool ataca os materiais dela, causando corrosão, podendo durar menos que as velas normais, mas na gasolina ela dura mais que as outras.

Em pesquisas em outros fóruns indicam mais as denso que as ngk

Amigos, onde encontro um jogo de velas pro meu Passat 2.0 TSI 2007 ???

Andei pesquisando e o jogo de velas que ele usa custa em torno de R$ 270,00 o que é um absurdo, tendo em vista que um jogo de velas dos carros comuns custam em torno de R$ 80,00...

As velas do FOX novo se não estou enganado são bem parecidas (aquelas que tem o eletrodo bem fininho na ponta) mas disseram que não aguentam a temperatura do motor Turbo e queimam rapidamente. Alguém sabe de algum lugar que vendam o jogo de velas próprio para ele com um preço não tão abusivo???

OBS.: Recentemente comprei um filtro de Ar pro meu Passat, foi um sacrifício pra achar e o preço é indecente (Paguei R$ 115,00) pelo filtro, também achei um absurdo levando em consideração que um filtro de ar de "carros comuns" custam em torno de R$ 20,00 a R$ 30,00 e todos são feitos do mesmo material, ou seja, papelão e aquela borracha de silicone em volta... porque cobrar tão caro por um filtro de ar só porque é de um Passat ???

Desse jeito vou acabar desanimando da minha nave e passar ele na "gaita"... não tem bolso que aguente manter o "bicho"... rsrsrsrsrsrsr

Original:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_sacat=0&_from=R40&_nkw=PFR7S8EG&_sop=15
Ela é de platina, com rosca de 14mm e hexágono 16mm, resistiva, de grau térmico 7, desenho especial, provavelmente no eletrodo, gap 0.8mm, tratamento exclusivo na superfície.

Se fosse pra eu colocar uma diferente dessa no meu carro, colocaria a VK22, mas ela é mais cara que a original. Porém não acho que mudaria de vela devido ao desenho e tratamento especiais da original.
Só para constar, a VK22 tem eletrodo central de irídio e eletrodo terra de platina, grau térmico 22, equivalente a NGK7, rosca e hexágono iguais. quando chegasse na sua casa, você teria que ajustar o gap para 0.8mm ou levar numa oficina para fazer isso.

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Mensagem  Admin Sex Abr 04, 2014 2:40 am

krepski, meu amigo vá se acostumando com preços mais salgados mesmo. E na boa, não adianta fazer comparação com carros comuns, ou populares (putz FOX ?) esqueça ! Você esta com CARRO de nível muito superior, e até pela lógica mais exigente a nível de cus$$$to. Mas imagino que sua indignação não é por ter peças caras, é por serem ridiculamente caras ! Ai concordo com você, mas isso é reflexo do país ridículo e absurdo que vivemos. Agora se serve de consolo, saiba que cada tostão gasto na sua nave e com serviços feitos por quem entende, ela vai te devolver em durabilidade e no prazer de conduzi-lo. Custo que vai se diluir no tempo que em que ele não vai te dar dor de cabeça. Claro isso varia de carro pra carro, de acordo como os antigos donos tratavam suas máquinas. O meu por exemplo tenho um custo tão baixo que garanto que donos de populares, e médios numa soma total, exemplo num período de 6 meses a 1 ano, tem custo maior ou igual ao meu, já que muitos deles já saem com problemas crônicos, e vários vícios de fabrica, sem falar da baixa qualidade de tudo que é produzido pra consumo do mercado interno. Então meu caro, adeque a sua mentalidade a esta realidade, e tenha paciência com seu PST, garanto que ele vai retornar o seu carinho.  Cool
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Mensagem  krepski Sex Abr 04, 2014 7:52 am

Admin escreveu:krepski, meu amigo vá se acostumando com preços mais salgados mesmo. E na boa, não adianta fazer comparação com carros comuns, ou populares (putz FOX ?) esqueça ! Você esta com CARRO de nível muito superior, e até pela lógica mais exigente a nível de cus$$$to. Mas imagino que sua indignação não é por ter peças caras, é por serem ridiculamente caras ! Ai concordo com você, mas isso é reflexo do país ridículo e absurdo que vivemos. Agora se serve de consolo, saiba que cada tostão gasto na sua nave e com serviços feitos por quem entende, ela vai te devolver em durabilidade e no prazer de conduzi-lo. Custo que vai se diluir no tempo que em que ele não vai te dar dor de cabeça. Claro isso varia de carro pra carro, de acordo como os antigos donos tratavam suas máquinas. O meu por exemplo tenho um custo tão baixo que garanto que donos de populares, e médios numa soma total, exemplo num período de 6 meses a 1 ano, tem custo maior ou igual ao meu, já que muitos deles já saem com problemas crônicos, e vários vícios de fabrica, sem falar da baixa qualidade de tudo que é produzido pra consumo do mercado interno. Então meu caro, adeque a sua mentalidade a esta realidade, e tenha paciência com seu PST, garanto que ele vai retornar o seu carinho.  Cool

Pois é amigos, a minha indignação não é pelo fato das peças do PST custarem mais caras que as dos populares nacionais pois eu já estava preparado psicológicamente para isso quando comprei o meu PST, é pelos fatos de custarem RIDICULAMENTE mais caras e serem DIFICÍLIMAS de serem encontradas... como eu citei anteriormente, existem peças que são feitos de materiais e tecnologias bem superiores, mas um FILTRO DE AR que custa 4X o valor de um popular e é feito com os mesmos materiais não tem justificativa... concordam???

Já passei por isso várias vezes, pois fui dono de 2 OMEGAS (um GLS 2.0 ano 93 e um CD 4.1 ano 98), quando precisei trocar o rolamento da embreagem do meu GLS 2.0 a uns 10 anos atrás me pediram R$ 180,00 só pelo rolamento e disseram que o rolamento dele só serve pra ele e pra Suprema, muito bem, meu mecânico desmontou a embreagem, tirou o rolamento que era original do carro ainda e me disse que era o mesmo rolamento do CHEVETTE 1.6, fomos a um auto peças e comparamos até a numeração da peça e realmente era o mesmo rolamento que me custou na época R$ 45,00 (original da SACKS)... entenderam a minha indignação???

As pastilhas de freio do OMEGA são as mesmas do ASTRA, só que na época, as do Omega custavam R$ 220,00 e naqueles malditos catálogos das Auto Peças dizia que as do Omega só servem no Omega e na Suprema... muito bem... são as mesmas pastilhas de freio do Astra que me custaram na época R$ 58,00...

Sempre fui fã de carros Sedans e confortáveis, tanto que o melhor carro até hoje fabricado no Brasil foi o Omega, agora como só temos LIXO fabricado no Brasil, fui obrigado a partir para um Importado... me cadastrei nesse site para adquirir e partilhar conhecimentos, mas infelizmente ele não é muito ATIVO, é uma pena porque através da troca de informações e conhecimentos que muitas vezes economizados nosso suado $$$$... Gosto de LUXO e CONFORTO... mas não gosto de jogar $$$ no LIXO... rsrsrsrsrsrs


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Mensagem  Admin Sex Abr 04, 2014 10:58 am

Concordo com tudo que disse krepski, e realmente se a galera do fórum fosse mais ativa, compartilhando não apenas suas duvidas, mas principalmente a solução dos seus problemas, todos ganhariam, reforço sempre esta mensagem. De qualquer forma, diferente de outros carros, entendo também que este é um que possui poucos proprietários no Brasil, logo as contribuições realmente acabam não sendo muitas. Mais ainda assim, e talvez justo por isso é importante o feedback dos proprietários (melhor seria dos apaixonados), só assim o fórum cresce no que realmente importa, que é oferecer informação com conteúdo e qualidade. Grande Abraço !  Wink 
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Mensagem  Icemannet Sex Abr 11, 2014 9:39 am

Bem, amigos, só concluindo aqui o post que iniciei.
Comprei 4 velas denso iridium power IK-20 desse comprador http://www.ebay.com/itm/150986543250?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649.
Com o frete, ficou uns R$ 115,00.
Chegaram na terça feira e troquei ontem.
Ainda é muito cedo para dizer se houve uma diferença, mas me parece (será que é psicológico?) que o carro pegou melhor hoje de manhã, a impressão é que o motor nem girou.

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Mensagem  Admin Sex Abr 11, 2014 10:11 am

Icemannet escreveu:Bem, amigos, só concluindo aqui o post que iniciei.
Comprei 4 velas denso iridium power IK-20 desse comprador http://www.ebay.com/itm/150986543250?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649.
Com o frete, ficou uns R$ 115,00.
Chegaram na terça feira e troquei ontem.
Ainda é muito cedo para dizer se houve uma diferença, mas me parece (será que é psicológico?) que o carro pegou melhor hoje de manhã, a impressão é que o motor nem girou.

E ai Icemannet, o ingrediente psicológico existe, mas claro que sendo velas de prima e zeradas o carro vai dar um melhor start. Interessante seria fazer uma medição à nível de consumo, pra ver que resultado ela entrega nessa relação de melhor queima. Imagino que consiga uma pequena melhora.
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Mensagem  RCPFirst Sex Abr 11, 2014 10:15 am

Icemannet escreveu:Bem, amigos, só concluindo aqui o post que iniciei.
Comprei 4 velas denso iridium power IK-20 desse comprador http://www.ebay.com/itm/150986543250?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649.
Com o frete, ficou uns R$ 115,00.
Chegaram na terça feira e troquei ontem.
Ainda é muito cedo para dizer se houve uma diferença, mas me parece (será que é psicológico?) que o carro pegou melhor hoje de manhã, a impressão é que o motor nem girou.

Ajustou o GAP da vela para 0.8mm? Ele pode ter pego melhor já simplesmente porque você estava com uma já desgastada (a original também é de iridium)

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Mensagem  Icemannet Sex Abr 11, 2014 11:34 am

RCPFirst escreveu:
Ajustou o GAP da vela para 0.8mm? Ele pode ter pego melhor já simplesmente porque você estava com uma já desgastada (a original também é de iridium)

Quem trocou foi o mecânico, eu só levei o carro e as velas para ele.
Nem sei se ele verificou isso, vou perguntar p ele hoje.

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Mensagem  Icemannet Ter Abr 22, 2014 3:46 pm

Consumo passou de 6,5 m/l na cidade para 7 km/l.
Mas tenho algumas considerações a fazer:
Fiz flushing, troquei óleo e aditivei com militec. Além disso, estava usando gasolina podium para fazer um teste e ver se o carro gastava menos devido ao combustível ser mais eficiente, mas isso não aconteceu, continuou gastando a mesma coisa e não achei que compensava gastar cerca de R$ 80,00 a mais por tanque, por isso voltei para gasolina comum.
E o interessante é que justamente quando enchi o tanque com gasolina comum o carro passou a fazer 7km/l na cidade.

De manhã realmente a partida está mais leve, o motor praticamente nem gira e já funciona, agora é definitivo, não é psicológico, é real, é bater na partida e o motor funcionar.

Não sei se é devido às velas ou ao militec, provavelmente as duas coisas.

No mais, para ser absolutamente sincero com todos, não notei diferença com as velas novas, o carro me parece absolutamente o mesmo.
Ainda não fiz uma viagem longa para ver se melhora o consumo na estrada ou se fica mais esperto nas ultrapassagens e retomadas.

No entanto, considerando que paguei barato pelas velas, se tiver essa duração maior já compensou o investimento.

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Mensagem  Admin Ter Abr 22, 2014 5:55 pm

Sei como é essa sensação Icemannet Very Happy carrinho mega silencioso, funcionando igual a um relógio, e sem oscilações (no caso do meu já usei até um aplicativo do tipo sismógrafo pra medir a vibração, que é minima e constante rs). Também sou fã de máquinas silenciosas, assim mesmo, parecendo até que estão desligados. Não sei se o militec tem a mesma função de aderência que o molikote, pois ele também no início já se sente a diferença, a questão é que ao longo do uso ele vai aderindo cada vez mais ao metal, partes móveis, e pequenas ranhuras, criando uma película fixa ao metal. E isso notei no meu carro, o consumo hoje é 8km/l cidade. Mas claro isso varia entre os modelos, o meu é um 1.8 20v aspirado modelo b5. De qualquer forma a sensação do seu deve estar excelente, já que fez o flush e mandou o militec em seguida, isso é que fez a diferença e não as velas, top hein ! mas pôs umas iridium pra fechar. E sobre elas, imagino que pra um carro que já funciona redondo, sem problemas nesta área, a troca pelas iridium não faria diferença, mas claro também não vai fazer mal, ao contrário pode esquecer de mexer com velas agora. No meu, que esta com velas comuns resolvei checar estes dias, e após mais de 25mil-km os eletrodos estão todos perfeitos, intactos. Aproveitei que chequei as velas, e fiz uma descarbonização no corpo da borboleta com car80, só pra manter a máquina top.
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Mensagem  Icemannet Qua Abr 23, 2014 11:22 am

O militec tem o mesmo princípio do molykote sim, que é o bissulfeto de molibdênio. Sempre usei militec, nunca usei o molykote, mas vou experimentar.

O meu é aspirado também, só que 2.0.
Sobre as velas, o mecânico achou que foi na hora certa a troca, porque embora não estivessem falhando, já estavam bem gastas.

Na primeira partida da manhã o motor fica mais barulhentinho, nada anormal, só aquele barulho de motor que está girando um pouco mais acelerado, já que qdo funciona pela primeira vez o giro sobe para cerca de 1.200 rpm.
Aí depois que atinge temperatura de trabalho e os giros caem para 900 rpm, o carro fica totalmente silencioso.
Cada dia que passa fico mais apaixonado pelo carro, tanto que peguei como pagamento de uma dívida já pensando em vendê-lo, mas agora que estou com câmbio novo (o antigo dono pagou o conserto) e os mecânicos que levei para revisar disseram que o motor está zero e que é um motor para durar 500 mil km, estou pensando seriamente em ficar com o carro, principalmente porque ele foi muito bem cuidado pelo antigo proprietário, que é um advogado com mais de 50 anos de idade.
Em que pese o motor ter mais de 130 mil km, foi um carro que pegou muita estrada, sei pq conheço o antigo dono e ele viaja bastante, logo, é um carro de uso moderado para leve.

O estado atual do meu passat é kit de correia + tensores novos (também pagos pelo antigo dono), velas novas, discos e pastilhas de freio novos (trocados 2 meses antes de eu pegar o carro), câmbio novo, bateria nova (comprada 6 meses antes de eu pegar, ainda está na garantia), dois pneus novos (também pagos pelo antigo dono) e dois pneus meia vida.
Para ficar zerado zerado, só preciso ver um barulhinho na suspensão, que o mecânico suspeita ser coxim de motor ou de câmbio pq estala de vez em quando, principalmente em aceleradas ou frenagens bruscas, mas não trepida a direção.

De tudo isso, até hoje o único gasto que tive com o carro foram uns R$ 500,00 para fazer a limpeza do motor, trocar óleo + filtro e velas.
E a dor de cabeça de ficar quase um mês com o carro encostado na oficina para mexer no câmbio, mas faz parte.
Estou muito, muito satisfeito com o veículo.

De tudo isso só tem um colateral, estou gastando demais com combustível.
Não posso ter um tempo livre que jogo a mulher dentro do carro e saio para passear por aí, geralmente sem destino, só pegar estrada mesmo e ficar curtindo o carro, com isso estou gastando 1 tanque por semana.

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Mensagem  Admin Qua Abr 23, 2014 4:35 pm

Amigo já que o carro esta com tudo em cima, e o antigo dono foi honesto e custeou todos os detalhes à fazer, pode-se dizer que lhe entregou o carro com a revisão dos 130 mil km feita pra você, e pelos detalhes gastou um troco nisso. O resumo é, se pretende ficar com o carro, aproveite que o antigo dono custeou a revisão mais cara, e agora banque a leve. Cuide de qualquer outro item que falte dando como dizem aquele talento, certamente vai ter carro prós 450 mil km ou mais sem fazer motor pois é o que os mecânicos realmente dizem. O Passat é um carro robusto e de difícil quebra se bem cuidado, nunca o deixe na mão de mexânicos, pague mais caro mais evite essa dor de cabeça; Mantenha a troca de óleo em dia (um flush a cada 3 ou 4 trocas se achar necessário) pois formar uma borrinha é característico deste carro; Atenção ao sistema de arrefecimento, mantenha-o limpo, com aditivo de boa marca, e correto; Se o fluído de direção nunca foi trocado até essa quilometragem, e isso é comum pois dizem que não precisa, faça essa gentileza e troque se tiver uma folga. O que falei pode parecer muita coisa, mas esta tudo dentro da manutenção preventiva, que é barata. A corretiva é que é cara e trabalhosa no caso de importados.
Quanto a gastar com gasolina ao lado da patroa, amigo isso é inevitável ! O Passat chama a estrada ! é muito bom de dirigir, ágil, é uma nave completa, com tudo. Em segurança, além de ter todos os itens, é um carro que a gente se sente seguro dentro dele. Então como não ir pra rua ? impossível. Por falar em rua, a unica coisa que os Passats realmente sofrem é com as nossas, volta e meia, um bracinho da suspensão precisa se trocado, mas nada demais, não custam tão caro, em média R$ 120,00 e a troca é simples e fácil. Aproveite a nave camarada ! e obrigado pelas contribuições para o fórum, continue nos acompanhando, aprendendo e ensinando. Grande Abç !
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Mensagem  Icemannet Qui Abr 24, 2014 10:00 am

Puxa vida, não sabia dessas informações.
Muito obrigado pelo toque, vou tratar disso o mais cedo possível.

A água do sistema de arrefecimento está bem limpa e com aditivo, parece que foi trocada recentemente, mas não tenho certeza, já fluído hidráulico tenho certeza que não foi.
Troca de óleo é sempre com 5 mil km ou a cada 6 meses, mesmo porque meu estilo de uso é severo, uso o carro quase que 100% na cidade e em curtas distâncias, só pego estrada em fins de semana que saio para passear ou quando preciso fazer algum serviço em outra cidade, o que não é muito frequente.
Sempre uso óleo 100% sintético e troco o filtro toda vez, afinal, como diz meu mecânico, trocar óleo sem trocar o filtro é como cagar e não limpar a bunda. Só fiz uma troca no Passat, mas sempre faço isso com todos os meus carros e com este não será diferente.

Realmente os consertos que o antigo dono fez não ficaram baratos: kit correia + tensores = R$ 1.450,00 (eu que levei p fazer, o cara só pagou), pneus = R$ 950,00 (com alinhamento, balanceamento, cambagem, caster e demais patifarias que nos empurrame que aceitei porque não sabia qual a última vez que tinha sido feito), bateria = R$ 350,00 (tenho a nota) e, principalmente, o câmbio, que ficou em R$ 8.500,00 (trocou kit master e porta planetária que estava fundida, recuperou corpo de válvulas, trocou solenóides, óleo e filtro).
Levei para revisar molas, amortecedores, pastilhas, freios etc e o cara ficou impressionado, porque até as coifas das rodas são novas.

De pontos negativos o carro tem: um friso do parachoque quebrado, um ralado do lado direito (não amassou, só riscou a pintura), um fixador da moldura do aparelho de som está quebrado e o barulho na suspensão que pensamos ser coxim.
Primeiro vou arrumar os mais urgentes e que podem evoluir para algum problema sério, como trocar coxim, verificar fluídos etc e depois vou arrumar o resto. Deixarei o carro impecável.

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Mensagem  Icemannet Sex Abr 25, 2014 9:13 am

Adm, me dá uma luz aqui.

Será que devo trocar também o fluído de freio?

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Mensagem  Admin Sex Abr 25, 2014 10:37 am

Bom dia Icemannet, penso que só deve fazer caso haja necessidade, se notar que o mesmo esta contaminado e velho, assim como os demais fluidos. Algumas poucas oficinas, tem aparelhos que medem o item de contaminação do fluído de freio, o grau de aditivação do sistema de arrefecimento, etc. Não troque sem que haja necessidade, já que seu carro esta ok, não gaste $$ à toa, foque apenas no que é preciso. Se tem um bom contato com o antigo dono, vale a pena até saber dele que oficinas levou o Passat e ficou 100% satisfeito com o know-how e trabalho do pessoal, até por que eles acabarão tendo um histórico do carro. Não sei em que cidade/estado está, se for em BH, um cara que vale a consulta é o Alexandre da High Torque (e se gosta de mecânica, ele tem um canal excelente no youtube, confira), sei que em SP também as coisas são mais fáceis. Já aqui no ES onde moro, putz ! como é difícil ! e olha que moro na região metropolitana, e até hoje não achei uma oficina decente e justa, aliás quem souber aceito indicações rs. É isso ai, um abç !

Icemannet escreveu:Adm, me dá uma luz aqui.

Será que devo trocar também o fluído de freio?
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Mensagem  Icemannet Seg Abr 28, 2014 9:03 am

Pior que estou no interior do Paraná.
Para terem uma ideia, aqui na minha cidade só tem um cara que mexe com câmbio automático.
Então, bom ou meia boca, a não ser que vc queira gastar muito com condução para levar o carro a uma cidade vizinha, tem que se contentar com ele.
Difícil encontrar uma oficina que entenda de importados, a não ser a concessionária, mas aí já viu.
"Mexânico" tem de sobra, daqueles que ficam diagnosticando o carro "de ouvido" e nem um mísero escaner têm.
Desses passo longe.

Dei sorte que tenho um amigo mecânico, ele manja, fez engenharia mecânica e vive fazendo cursos de atualização. O problema é que a oficina dele é pequena e não tem todos os equipamentos para mexer em carros com tecnologia embarcada.
Então ele diagnostica o problema e me dá o caminho das pedras, ou então ele terceiriza o serviço e fica supervisionando para que não troquem peças desnecessárias.

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Velas Iridium Empty as famosas velas de iridium

Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 1:59 pm

Amigos tenho um passat 94 2.0 ta osso em fazendo so 5x1 entao falaram q as velas q eu coloquei bosh 4 eletroudos naum sao boas e pode estar ajudando a beber mais gostaria de saber se com essas velas de iridium melhoraria o consulmo e consequentemente a potencia pq carro bebendo muito anda menos

marcao91

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Mensagem  Icemannet Qui Jul 10, 2014 2:38 pm

Coloquei velas de iridium no meu.
Mais especificamente denso iridium power.
E não notei diferenças com relação a consumo apenas com a troca das velas.

O que percebi foi que o carro melhorou na primeira partida pela manhã e me parece que ficou um bocadinho mais esperto, mas o consumo ficou na mesma.

Meu carro até passou a economizar um pouco mais, mas não sei se foi por conta das velas, porque também fiz um flush no motor e passei a usar militec-1.
Depois que fiz tudo isso, meu carro passou de 6,5km/l para 7km/l na cidade com ar ligado. Com ar desligado faz 7,5km/l.
Na estrada não sei pq nunca peguei estrada com ar desligado.

O que várias pessoas me disseram é que a maior vantagem das velas de iridium é a durabilidade, como elas duram de 4 a 5 vezes mais do que as normais, só por isso já compensa.

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Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 2:43 pm

Oq seria o militec-1 sao aqueles aditivos q sao vendidos separadamente ?

marcao91

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Mensagem  Icemannet Qui Jul 10, 2014 3:54 pm

Militec-1 não é aditivo, é um condicionador de metais.
O princípio ativo dele é o bissulfeto de molibdenio, substância que adere aos metais e reduz o atrito, o mesmo do molykote.
É colocado no óleo, mas não fica no óleo.
O óleo é apenas o veículo que transporta o militec para as partes metálicas do motor.
O detalhe importante é que o militec não reage com o óleo, não altera as especificações, não engrossa e nem afina, inclusive nem fica no óleo, depois que o motor absorve o produto, o óleo volta para o volume anterior.

A aderência ocorre por calor, por isso os resultados não são imediatos, dependendo do uso que se faz do carro, demora até 1000 km para fazer efeito na primeira vez que usa.

Só sei de uma coisa, vale a pena, nem tanto pelo aumento de potência e economia, que melhora apenas de 3% a 5%, mas principalmente pela proteção. As peças metálicas se desgastam muito menos e, consequentemente, duram muito mais antes de precisar de alguma manutenção.
Pode ser usado em qualquer situação que envolva atrito entre peças metálicas.
Motor, câmbio, diferencial etc.
Pessoal de câmbio mecânico adora ele, dizem que fica uma manteiga para engatar as marchas, de tão macio.

Nos EUA o pessoal usa muito esse produto.
Não apenas em veículos, mas também em armas de fogo, em vez de usar lubrificante líquido, muitos preferem usar militec como lubrificante seco, segundo relatos que vi em fóruns gringos, as armas disparam até 1000 tiros antes de precisar de uma nova aplicação.
O mais interessante foi um video que eu vi, o cara enterrou a pistola na areia, depois simplesmente pegou, deu uma espanada e já começou a atirar.
Se uma arma lubrificada com óleo líquido cair na areia, tem que desmontar inteira e limpá-la criteriosamente, porque a areia gruda no lubrificante e engripa tudo. Se insistir em atirar antes de limpar, pode inutilizar a arma.

Eu recomendo e digo que vale a pena.
Usava no meu carrinho anterior e uso agora no passat.
Não vale a pena para quem vai ficar pouco tempo com o veículo.
Mas se o seu objetivo for ficar um bom tempo com o carro, pode crer que vale a pena, inclusive porque na hora que você for vender, o comprador vai levar para um mecânico avaliar e o mecânico vai ver que está tudo novinho e isso vai valorizar sua caranga.
E o preço não é um absurdo, no mercado livre vc encontra por R$ 65,00~70,00, mas só precisa colocar a cada 20 mil km, independentemente do tempo, então o custo x benefício dele é bom.

Se quiser saber mais, dá uma procurada no google e no youtube que tem bastante informação.

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Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 7:59 pm

Amigo show gostei muito da sua explicação foi muito útil agradecido vou comprar vou aplicar no msm dia q fazer limpeza no sistema de freios com a maquininha nossa o freio fica otimo ja fiz em im golzinho q eu tinha o fluido de freio sai preto feito oleo depois de fazer flushi mais depois volta ao mormal e o freio fica bala sem ar nem nada e vi aproveitar e trocar a sonda lambda

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