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Velas Iridium

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Icemannet
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Mensagem  Admin Qua Abr 23, 2014 4:35 pm

Amigo já que o carro esta com tudo em cima, e o antigo dono foi honesto e custeou todos os detalhes à fazer, pode-se dizer que lhe entregou o carro com a revisão dos 130 mil km feita pra você, e pelos detalhes gastou um troco nisso. O resumo é, se pretende ficar com o carro, aproveite que o antigo dono custeou a revisão mais cara, e agora banque a leve. Cuide de qualquer outro item que falte dando como dizem aquele talento, certamente vai ter carro prós 450 mil km ou mais sem fazer motor pois é o que os mecânicos realmente dizem. O Passat é um carro robusto e de difícil quebra se bem cuidado, nunca o deixe na mão de mexânicos, pague mais caro mais evite essa dor de cabeça; Mantenha a troca de óleo em dia (um flush a cada 3 ou 4 trocas se achar necessário) pois formar uma borrinha é característico deste carro; Atenção ao sistema de arrefecimento, mantenha-o limpo, com aditivo de boa marca, e correto; Se o fluído de direção nunca foi trocado até essa quilometragem, e isso é comum pois dizem que não precisa, faça essa gentileza e troque se tiver uma folga. O que falei pode parecer muita coisa, mas esta tudo dentro da manutenção preventiva, que é barata. A corretiva é que é cara e trabalhosa no caso de importados.
Quanto a gastar com gasolina ao lado da patroa, amigo isso é inevitável ! O Passat chama a estrada ! é muito bom de dirigir, ágil, é uma nave completa, com tudo. Em segurança, além de ter todos os itens, é um carro que a gente se sente seguro dentro dele. Então como não ir pra rua ? impossível. Por falar em rua, a unica coisa que os Passats realmente sofrem é com as nossas, volta e meia, um bracinho da suspensão precisa se trocado, mas nada demais, não custam tão caro, em média R$ 120,00 e a troca é simples e fácil. Aproveite a nave camarada ! e obrigado pelas contribuições para o fórum, continue nos acompanhando, aprendendo e ensinando. Grande Abç !
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Mensagem  Icemannet Qui Abr 24, 2014 10:00 am

Puxa vida, não sabia dessas informações.
Muito obrigado pelo toque, vou tratar disso o mais cedo possível.

A água do sistema de arrefecimento está bem limpa e com aditivo, parece que foi trocada recentemente, mas não tenho certeza, já fluído hidráulico tenho certeza que não foi.
Troca de óleo é sempre com 5 mil km ou a cada 6 meses, mesmo porque meu estilo de uso é severo, uso o carro quase que 100% na cidade e em curtas distâncias, só pego estrada em fins de semana que saio para passear ou quando preciso fazer algum serviço em outra cidade, o que não é muito frequente.
Sempre uso óleo 100% sintético e troco o filtro toda vez, afinal, como diz meu mecânico, trocar óleo sem trocar o filtro é como cagar e não limpar a bunda. Só fiz uma troca no Passat, mas sempre faço isso com todos os meus carros e com este não será diferente.

Realmente os consertos que o antigo dono fez não ficaram baratos: kit correia + tensores = R$ 1.450,00 (eu que levei p fazer, o cara só pagou), pneus = R$ 950,00 (com alinhamento, balanceamento, cambagem, caster e demais patifarias que nos empurrame que aceitei porque não sabia qual a última vez que tinha sido feito), bateria = R$ 350,00 (tenho a nota) e, principalmente, o câmbio, que ficou em R$ 8.500,00 (trocou kit master e porta planetária que estava fundida, recuperou corpo de válvulas, trocou solenóides, óleo e filtro).
Levei para revisar molas, amortecedores, pastilhas, freios etc e o cara ficou impressionado, porque até as coifas das rodas são novas.

De pontos negativos o carro tem: um friso do parachoque quebrado, um ralado do lado direito (não amassou, só riscou a pintura), um fixador da moldura do aparelho de som está quebrado e o barulho na suspensão que pensamos ser coxim.
Primeiro vou arrumar os mais urgentes e que podem evoluir para algum problema sério, como trocar coxim, verificar fluídos etc e depois vou arrumar o resto. Deixarei o carro impecável.

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Mensagem  Icemannet Sex Abr 25, 2014 9:13 am

Adm, me dá uma luz aqui.

Será que devo trocar também o fluído de freio?

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Mensagem  Admin Sex Abr 25, 2014 10:37 am

Bom dia Icemannet, penso que só deve fazer caso haja necessidade, se notar que o mesmo esta contaminado e velho, assim como os demais fluidos. Algumas poucas oficinas, tem aparelhos que medem o item de contaminação do fluído de freio, o grau de aditivação do sistema de arrefecimento, etc. Não troque sem que haja necessidade, já que seu carro esta ok, não gaste $$ à toa, foque apenas no que é preciso. Se tem um bom contato com o antigo dono, vale a pena até saber dele que oficinas levou o Passat e ficou 100% satisfeito com o know-how e trabalho do pessoal, até por que eles acabarão tendo um histórico do carro. Não sei em que cidade/estado está, se for em BH, um cara que vale a consulta é o Alexandre da High Torque (e se gosta de mecânica, ele tem um canal excelente no youtube, confira), sei que em SP também as coisas são mais fáceis. Já aqui no ES onde moro, putz ! como é difícil ! e olha que moro na região metropolitana, e até hoje não achei uma oficina decente e justa, aliás quem souber aceito indicações rs. É isso ai, um abç !

Icemannet escreveu:Adm, me dá uma luz aqui.

Será que devo trocar também o fluído de freio?
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Mensagem  Icemannet Seg Abr 28, 2014 9:03 am

Pior que estou no interior do Paraná.
Para terem uma ideia, aqui na minha cidade só tem um cara que mexe com câmbio automático.
Então, bom ou meia boca, a não ser que vc queira gastar muito com condução para levar o carro a uma cidade vizinha, tem que se contentar com ele.
Difícil encontrar uma oficina que entenda de importados, a não ser a concessionária, mas aí já viu.
"Mexânico" tem de sobra, daqueles que ficam diagnosticando o carro "de ouvido" e nem um mísero escaner têm.
Desses passo longe.

Dei sorte que tenho um amigo mecânico, ele manja, fez engenharia mecânica e vive fazendo cursos de atualização. O problema é que a oficina dele é pequena e não tem todos os equipamentos para mexer em carros com tecnologia embarcada.
Então ele diagnostica o problema e me dá o caminho das pedras, ou então ele terceiriza o serviço e fica supervisionando para que não troquem peças desnecessárias.

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Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 1:59 pm

Amigos tenho um passat 94 2.0 ta osso em fazendo so 5x1 entao falaram q as velas q eu coloquei bosh 4 eletroudos naum sao boas e pode estar ajudando a beber mais gostaria de saber se com essas velas de iridium melhoraria o consulmo e consequentemente a potencia pq carro bebendo muito anda menos

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Mensagem  Icemannet Qui Jul 10, 2014 2:38 pm

Coloquei velas de iridium no meu.
Mais especificamente denso iridium power.
E não notei diferenças com relação a consumo apenas com a troca das velas.

O que percebi foi que o carro melhorou na primeira partida pela manhã e me parece que ficou um bocadinho mais esperto, mas o consumo ficou na mesma.

Meu carro até passou a economizar um pouco mais, mas não sei se foi por conta das velas, porque também fiz um flush no motor e passei a usar militec-1.
Depois que fiz tudo isso, meu carro passou de 6,5km/l para 7km/l na cidade com ar ligado. Com ar desligado faz 7,5km/l.
Na estrada não sei pq nunca peguei estrada com ar desligado.

O que várias pessoas me disseram é que a maior vantagem das velas de iridium é a durabilidade, como elas duram de 4 a 5 vezes mais do que as normais, só por isso já compensa.

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Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 2:43 pm

Oq seria o militec-1 sao aqueles aditivos q sao vendidos separadamente ?

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Mensagem  Icemannet Qui Jul 10, 2014 3:54 pm

Militec-1 não é aditivo, é um condicionador de metais.
O princípio ativo dele é o bissulfeto de molibdenio, substância que adere aos metais e reduz o atrito, o mesmo do molykote.
É colocado no óleo, mas não fica no óleo.
O óleo é apenas o veículo que transporta o militec para as partes metálicas do motor.
O detalhe importante é que o militec não reage com o óleo, não altera as especificações, não engrossa e nem afina, inclusive nem fica no óleo, depois que o motor absorve o produto, o óleo volta para o volume anterior.

A aderência ocorre por calor, por isso os resultados não são imediatos, dependendo do uso que se faz do carro, demora até 1000 km para fazer efeito na primeira vez que usa.

Só sei de uma coisa, vale a pena, nem tanto pelo aumento de potência e economia, que melhora apenas de 3% a 5%, mas principalmente pela proteção. As peças metálicas se desgastam muito menos e, consequentemente, duram muito mais antes de precisar de alguma manutenção.
Pode ser usado em qualquer situação que envolva atrito entre peças metálicas.
Motor, câmbio, diferencial etc.
Pessoal de câmbio mecânico adora ele, dizem que fica uma manteiga para engatar as marchas, de tão macio.

Nos EUA o pessoal usa muito esse produto.
Não apenas em veículos, mas também em armas de fogo, em vez de usar lubrificante líquido, muitos preferem usar militec como lubrificante seco, segundo relatos que vi em fóruns gringos, as armas disparam até 1000 tiros antes de precisar de uma nova aplicação.
O mais interessante foi um video que eu vi, o cara enterrou a pistola na areia, depois simplesmente pegou, deu uma espanada e já começou a atirar.
Se uma arma lubrificada com óleo líquido cair na areia, tem que desmontar inteira e limpá-la criteriosamente, porque a areia gruda no lubrificante e engripa tudo. Se insistir em atirar antes de limpar, pode inutilizar a arma.

Eu recomendo e digo que vale a pena.
Usava no meu carrinho anterior e uso agora no passat.
Não vale a pena para quem vai ficar pouco tempo com o veículo.
Mas se o seu objetivo for ficar um bom tempo com o carro, pode crer que vale a pena, inclusive porque na hora que você for vender, o comprador vai levar para um mecânico avaliar e o mecânico vai ver que está tudo novinho e isso vai valorizar sua caranga.
E o preço não é um absurdo, no mercado livre vc encontra por R$ 65,00~70,00, mas só precisa colocar a cada 20 mil km, independentemente do tempo, então o custo x benefício dele é bom.

Se quiser saber mais, dá uma procurada no google e no youtube que tem bastante informação.

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Mensagem  marcao91 Qui Jul 10, 2014 7:59 pm

Amigo show gostei muito da sua explicação foi muito útil agradecido vou comprar vou aplicar no msm dia q fazer limpeza no sistema de freios com a maquininha nossa o freio fica otimo ja fiz em im golzinho q eu tinha o fluido de freio sai preto feito oleo depois de fazer flushi mais depois volta ao mormal e o freio fica bala sem ar nem nada e vi aproveitar e trocar a sonda lambda

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Mensagem  GuilhermeDuda Sex Jul 11, 2014 1:02 am

marcao91 as Velas Iridium não irão lhe ajudar no consumo e nem desempenho, sobre as Velas Bosch 4 pontas não tem problemas caso a classificação térmica dela esteja correta de acordo com o indicado para o motor.

O consumo deve estar ligado a algum sensor com problema, os mais comuns são Sonda Lambda e Sensor MAF.

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Mensagem  marcao91 Sex Jul 11, 2014 12:21 pm

E duda o mecanico falo q minha sonda lambda esta ruim msm vou trocar para ver si melhora o meu maf esta bom limpinho quase novo mais muito obrigado

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Mensagem  Admin Sex Jul 03, 2015 12:37 pm

marcao91 escreveu:Amigos tenho um passat 94 2.0 ta osso em fazendo so 5x1 entao falaram q as velas q eu coloquei bosh 4 eletroudos naum sao boas e pode estar ajudando a beber mais gostaria de saber se com essas velas de iridium melhoraria o consulmo e consequentemente a potencia pq carro bebendo muito anda menos

Olá Marcão91 como já havia um tópico Velas Iridium sobre o tema no fórum feito por nosso amigo Icemannet, fundi os mesmos ok, para centralizar as informações. Abs !
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